Calor faz torcida deixar cadeiras do Castelão: "É um forno", diz holandesa

José Ricardo Leite

Do UOL, em Fortaleza

O forte calor na cidade de Fortaleza fez com que muitos dos torcedores que compareceram ao Castelão abandonassem suas cadeiras e preferissem assistir ao jogo Holanda x México em pé, apenas pela sombra.

As cadeiras do anel inferior que estavam de frente para as câmeras de TV eram as mais afetadas pelo sol, e o que se via era um grande número de pessoas se espremendo na área que dava acesso aos bares e banheiros.

É o caso até de quem vive em Fortaleza e lida com o calor, como o funcionário público Alisson Nunes, 36 anos. "Não dá para ficar sentado, está insuportável. Não se pode jogar aqui esse horário, é muito injusto com jogadores colocar partidas às 13h no Nordeste. Não saio daqui da minha sombra", falou.

"Eu nunca vi isso aqui em Fortaleza. Está muito fora do normal. Nem na praia peguei um calor desse às 13h. Não tem como se praticar futebol, e eles são obrigados a jogar. Eu posso ficar na sombra", endossou Eberaldo Junior, dentista, de 36 anos.

Os europeus foram dos que mais sofreram. Eveline Hölster, de Amsterdã, mal conseguia se expressar após a partida entre água e cerveja para se refrescar. "Estou derretendo. Nunca vi isso. Me senti num forno aqui dentro", explicou.

"É impressionante jogar desse jeito. A Holanda ganhou na sorte, pois não se aguentava. Eu tomei 10 cervejas lá fora e mais quatro aqui dentro. Diante disso só posso dizer que estou orgulhoso de meu time" afirmou o torcedor Jaing Snoeks, também de Amsterdã.

O horário era o ponto mais abordado por aqueles que sofriam com o calor. "Vocês jogam futebol nesse horário?", perguntava um jornalista francês nas tribunas. Não, é claro. Durante a Copa, o horário do futebol para o brasileiro mudou. Se os clubes tradicionalmente jogam a partir das 16h, as seleções tiveram de se adaptar ao calor mais forte do dia por conta dos horários de transmissão para a TVs europeias. 

São tantos jogos às 13h que o confronto entre Holanda e México nem sequer bateu o recorde de calor da Copa. Itália e Uruguai, por exemplo, jogaram a vaga nas oitavas no mesmo horário, em Natal, sob um calor de 33ºC, segundo a medição da Fifa. Neste domingo, em Fortaleza, a entidade diz que os termômetros chegaram a "apenas" 32ºC. 

A Holanda venceu o México por 2 a 1 com dois gols nos minutos finais e agora encara o vencedor de Costa Rica x Grécia, no próximo sábado, às 17h, em Salvador.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos