Uruguai mordido tenta acabar com a festa da sensação Colômbia na Copa

Do UOL, em São Paulo

Com 100% de aproveitamento na primeira fase, a Colômbia vai a campo, no Maracanã, neste sábado (28), em busca de um feito inédito na história do futebol do país: uma vaga nas quartas de final de uma Copa do Mundo. Enfrentará o Uruguai, um adversário com muito mais títulos e glórias, mas sem o seu melhor jogador, Luis Suárez, suspenso pela Fifa por ter mordido um adversário em campo.

Ausente dos últimos três Mundiais, a seleção da Colômbia voltou à ribalta pelas mãos do argentino Jose Pekerman. A seleção foi uma das sensações das Eliminatórias, mas perdeu o seu melhor jogador, Falcao Garcia, pouco antes da Copa. Ainda assim, superou Grécia, Costa do Marfim e Japão sem muita dificuldade, marcando nove gols e sofrendo apenas dois.

Já o Uruguai, comandado desde 2006 por Oscar Tabárez, transformou a sua passagem pela Copa no Brasil em um novo épico. Mais uma vez, só se classificou na repescagem. Na véspera do Mundial, o craque do time, Luis Suárez, operou o joelho. Recuperou-se a tempo de atuar nas duas vitórias da equipe, mas acabou banido por quatro meses por causa da mordida em Chielini. "Ferido" pela punição imposta pela Fifa o Uruguai promete ser mais Uruguai do que nunca  neste sábado.

Pekerman entende o que está em jogo e aposta em baixar a pressão sobre a Colômbia: "As pressões são muitas. Há muito tempo não chegávamos ao Mundial. Mas temos muita serenidade hoje".  As palavras de Tabárez dão uma ideia do Uruguai que vai entrar em campo no Maracanã: "Estamos feridos, mas com uma força incrivel e muita rebeldia. Mais do que nunca, pela partida de amanhã, vamos que vamos!" 

Fique de olho
  • As torcidas de Colômbia e Uruguai têm dado show nessa Copa; os colombianos costumam pintar as arquibancadas dos estádios nos quais sua seleção joga de amarelo, enquanto os uruguaios cantam seus gritos lembrando a raça do país. Qual das duas torcidas se destacará mais, e qual sairá feliz ao final do duelo?
    Foto: Adriano Vizoni/Folhapress
  • Cuadrado tem jogado muita bola no meio colombiano. Aos quatro anos, Cuadrado se escondeu embaixo da cama quando homens armados de metralhadoras entraram em sua casa para matar seu pai, um motorista de caminhões que transportava garrafas de refrigerante pela cidade. Desde então joga, e muito, por sua mãe
    Foto: Mark Kolbe/Getty Images
  • Para a Fifa, o melhor jogador da fase de grupos foi o meia colombiano James Rodriguez. Ele teve nota de 9,79. A alta taxa de passes certos, chutes de longe, assistências e cruzamentos foram os atributos decisivos. para a entidade. E podem ser decisivos nas oitavas de final.
    Foto: Christopher Lee/Getty Images
  • A torcida uruguaia promete encher o Maracanã de máscaras com o rosto de Luis Suárez, expulso da Copa pela Fifa após mordida dada no italiano Chiellini. Iaso ajudará a seleção celeste a se fortalecer em campo mesmo sem seu principal jogador?
    Foto: Reprodução

COLÔMBIA x URUGUAI

Colômbia: Ospina; Zuniga, Yepes, Zapata e Armero; Sánchez, Aguilar, Cuadrado e James Rodriguez; Ibarbo e Gutierrez (Jackson Martínez).
Técnico: José Pekerman

Uruguai: Muslera; Cáceres, Godín, Gimenez e Álvaro Pereira; Arévalo Ríos, Álvaro González, Lodeiro e Cristian Rodriguez ; Forlán (Stuani) e Cavani
Técnico: Oscar Tabárez

Data: 28/06/2014 - 17h (de Brasília)
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Sander VAN ROEKEL (HOL) e Erwin ZEINSTRA (HOL)
Onde ver: Placar UOL (em todas as plataformas), Globo, Band, ESPN Brasil, FoxSports e SporTV.