Cresce furto de ingresso em metrô para Maracanã; estrangeiros são suspeitos

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Mauricio Stycer/UOL

    Metrô lotado antes de jogo no Maracanã é ambiente propício a furto de desatentos

    Metrô lotado antes de jogo no Maracanã é ambiente propício a furto de desatentos

Os casos são quase sempre os mesmos: um torcedor compra um ingresso da Copa do Mundo de 2014 e decide ir ao estádio de metrô. Entra no vagão com seu bilhete no bolso. O trem está lotado. O torcedor sai do vagão e caminha rumo ao estádio. Quando se dá conta, já teve sua entrada roubada.

Assim, sem que ele perceba, dezenas de torcedores estão perdendo seus ingressos da Copa já no caminho para o jogo. Queixas sobre esse tipo de furtos têm se tornado cada vez mais comuns na delegacia móvel instalada ao lado do Maracanã e já chamaram a atenção da Polícia Civil.

Oficialmente, o órgão não informa quantos já perderam suas entradas do Mundial dentro do metrô do Rio de Janeiro. Só nos dois últimos jogos da Copa realizados na capital fluminense, entretanto, mais de 40 registraram queixas. Nos dois jogos anteriores, furtos de bilhetes no metrô não eram tão comuns.

Segundo policiais, o furto dos ingressos nos trens é sorrateiro. Atinge geralmente torcedores os desatentos e que acabam descuidando-se depois que cruzam a roleta do metrô.

No Rio, portadores de ingressos da Copa têm direito a passe livre no transporte metroviário. Torcedores só têm que apresentar sua entrada para o jogo ao segurança da estação em que embarca. Criminosos veem onde o torcedor guarda seu ingresso após apresenta-lo e o segue sem que ele perceba. No empurra-empurra do vagão ou na saída dele, furta o bilhete.

"Perdi quatro ingressos dentro do vagão", contou Matheus Santiago, 20 anos, enquanto França e Equador jogavam no Maracanã quarta-feira.

Matheus tinha comprado as entradas para ele seus amigos. Após o furto, registrou a ocorrência na delegacia móvel do Maracanã e tentou reimprimir seus bilhetes no centro de distribuição de entradas da Fifa. A entidade não reimprime ingressos em dias de jogos. Matheus ficou fora do estádio.

"Junto comigo, foram muitos outros", afirmou. "Só na delegacia móvel, vi um grupo de franceses, dois suecos e mais gente."

Julien Bertipaglia é francês e perdeu dois ingressos no metrô. "Nem vi. Estava checando meu bolso a toda hora. De repente, havia perdido", após registrar queixa na mesma delegacia.

Estrangeiros suspeitos

Policiais militares encarregados da segurança do Maracanã e seu entorno suspeitam que boa parte dos furtos de ingressos no metrô é de autoria de estrangeiros. Segundo os policiais, os próprios torcedores de países sul-americanos já alertaram os PMs sobre esse tipo de furto, que seria comum na Argentina e Chile.

A concessionária que administra o metrô foi alertada ainda antes da Copa do Mundo sobre o risco de aumento de furtos dentro de estações e vagões. Segundo o UOL Esporte apurou, a concessionária chegou a ser avisada, inclusive, que estrangeiros poderiam furtar turistas no metrô.

Procurada na quinta-feira para comentar os casos de furto, a empresa não se posicionou. O subsecretário de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Alzir, disse que a polícia esta atenta a esses casos e preparada para agir.

Alzir afirmou que 60% das ocorrências registradas em grandes eventos que o Rio de Janeiro recebe são furtos. Para ele, o visitante deve colaborar e para minimizar as chances de roubo. "Não se deve andar com seu bilhete à mostra", recomendou.

Neste sábado, às 17h, o Maracanã recebe Uruguai e Colômbia.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos