Chilenos acampam em terreno invadido e tomam banho apenas de desodorante

Luiza Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

Os torcedores do Chile estão dispostos a acompanhar a seleção de seu país a qualquer custo. Todo sacrifício passa a valer a pena para ver de perto 'La Roja'. Em Belo Horizonte, eles chegaram a acampar em um terreno invadido e estão até sem tomar banho há dias só para passar cada minuto do lado da seleção.

A seleção chilena vai enfrentar o Brasil no próximo sábado, no Mineirão, e muitos torcedores já estão na cidade. Os fãs mais 'malucos' decidiram acampar em frente à Toca da Raposa 2, onde o Chile está concentrado desde o início da Copa do Mundo.

Eles chegaram no início da semana e, sem espaço para dormir, invadiram um terreno vazio em frente ao centro de treinamento. Por lá, armaram suas barracas mesmo sem permissão. "Chegamos, não vimos os donos, nem ninguém, olhamos o local e entramos. Já era hora de descansar. Pensamos que se alguém viesse nos expulsar, sairíamos. Mas até agora isso não aconteceu", disse o contador Nelson Cisternas.

Ele e mais alguns amigos estão 'morando' no local, mas a situação não é das melhores. O terreno baldio tem chão de terra e entulho de obras inacabadas.

Sem conforto, eles dormem praticamente no chão e não têm sequer um local para tomar banho. Desde que saíram de São Paulo, onde o Chile enfrentou a Holanda, na última segunda-feira, ainda não fizeram a higiene pessoal completa.

"A cama é dura, de noite faz frio, os insetos incomodam muito. Mas o pior é ficar sem tomar banho Desde que saí de São Paulo não consegui", disse Cisternas. O sentimento é compartilhado pelo amigo Gabriel Garrido. "O mais difícil é não tomar uma ducha".

Não é à toa que o item mais precioso da necessaire é o desodorante. Nelson aceitou mostrar seus produtos no 'kit de sobrevivência' e não titubeou.

"Aqui tem filtro solar que uso bastante, lâmina de barbear, pasta e escova de dente, repelente para me proteger, produto para matar os bichos na barraca, mas o mais importante é o desodorante", disse Cisternas.

A utilização do produto de forma 'exagerada' chamou a atenção até dos policiais que fazem a ronda em frente à Toca da Raposa. Segundo um dos homens da PM, os chilenos costumam tomar um verdadeiro banho de desodorante. "Eles passam tanto que o terreno inteiro fica cheirando", brincou.

Apesar das dificuldades e da falta de conforto, para ver a seleção chilena em um confronto pelas oitavas de final da Copa do Mundo contra o Brasil vale tudo. Esse é o pensamento dos torcedores. "Todo esforço vale a pena. Pelo meu páis, pela minha pátria", disse Cisternas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos