Em mini-treinamento de cobranças de pênaltis, Fred trabalha pontaria
Fernando Duarte
Do UOL, em São Paulo
Depois de 44 minutos de coletivo tático, a seleção brasileira fez nesta quinta-feira um rápido exercício de bola parada que já serviu de aperitivo para um treino de cobranças de pênaltis, um possível recurso para desempatar partidas do mata-mata da Copa do Mundo. Foi rápido e apenas Fred e Oscar participaram dos tiros diretos, com o atacante do Fluminense desperdiçando duas de cinco cobranças.
Fred, Oscar, Neymar, David Luiz e Willian são até agora os jogadores que Felipão já admitiu como parte de sua lista de cobradores para o caso de alguma partida da seleção no Mundial ir aos pênaltis. O Brasil não passa por essa situação desde a Copa de 1998, na França, quando eliminou a Holanda nas semifinais. Mas a última experiência em partidas oficiais foi amarga: a derrota para o Paraguai na Copa América de 2011, em que quatro cobranças foram desperdiçadas – por sinal, Fred foi um dos que perdeu.
O mini-treino teve também situações de cobrança de falta, "monopolizadas" por Neymar como representante do time titular. Hernanes e Willian bateram pelos reservas. Normalmente, David Luiz também treina a pontaria, mas o zagueiro deixou o treino com dores nas costas.
Felipão vem treinando situações do gênero desde o começo da preparação para o Mundial. Nas duas Copas de que participou até agora, o treinador apenas uma vez precisou sofrer com uma disputa de pênaltis: foi em 2006, quando Portugal superou sem muitos problemas uma Inglaterra que desperdiçou três cobranças