Técnico de Gana diz que dinheiro de premiação chega em poucas horas

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

Seleção de Gana de Futebol
Seleção de Gana de Futebol

O técnico da seleção de Gana, James Appiah, disse no início da tarde desta quarta-feira (26) que o dinheiro da premiação dos jogadores e da comissão técnica irá chegar em "duas ou três horas", e que este problema está resolvido. De acordo com a imprensa africana, o governo de Gana está mandando ao Brasil em dinheiro vivo cerca de 100 mil dólares para cada jogador depois que o time se amotinou na terça-feira (24) e ameaçou não jogar a terceira partida da primeira fase contra a seleção de Portugal amanhã -- que vale classificação para as oitavas-de-final -- caso o pagamento não fosse realizado antes da partida.

O técnico não confirmou o valor e se o pagamento está mesmo vindo de avião em dinheiro, mas comentou a polêmica. O time tinha previsto um treino em Brasília na terça-feira que foi cancelado, supostamente por que os jogadores fizeram uma espécie de greve. "É verdade que há questões com relação a alguns pagamento e o governo do pais e a nossa federação está tentando lidar com isso e tudo foi solucionado depois de duas ou três horas", disse ele.

"Eles deveriam ter recebido antes da partida e agora todos estão focados na partida de amanhã. Essa questão deveria ter sido resolvida há bastante tempo e isso não aconteceu. Então os jogadores pediram, o governo interveio está tentando resolver e deve se resolver o mais breve possível", disse o técnico, dizendo que o time está concentrado para o jogo decisivo desta quinta-feira (26)no estádio Mané Garrincha. "Se o dinheiro chegar ou não, eles vão jogar".

"Desde ontem estamos trabalhando nisso. Eles já voltaram a seu normal, já decidimos deixar isso para trás e entrar em campo com o melhor de nós. Já conversamos issso pela manhã", garantiu o técnico.

Questionado se não era um equívoco os jogadores se apegarem a isso em meio a uma luta pela classificação na Copa do Mundo, o que seria o sonho de qualquer jogos e já que todos eles ganham bem na Europa, o técnico defendeu os jogadores da equipe. "Isso não tem nada ver com jogar na Europa. É um direito.Todos recebem para jogar a Copa, é um dinheiro que a Fifa para para todas as seleções, só que depois do Mundial. O que aconteceu com Gana é que foi feito um acordo com o governo para esses valores fossem adiantados, e isso tem de ser cumprido".

O técnico também explicou a suposta exigência da seleção de receber a premiação em dinheiro. "A prática em Gana tem sempre sido pagar em dinheiro e essa é a prática há vários anos", disse. "Alguns jogadores não tem nem conta em Gana. Fazer esse depósito na África ia ser um problema, o sistema bancário é completamente diferente do que na Europa. Somos todos de lugares diferentes e o mais fácil é pagar em dinheiro".

Apesar de defender os atletas, o técnico diz que considera a situação inadequada para quem está buscando uma classificação na Copa. "Eu não durmo há três noite. Agora uma derrota seria muito ruim para os jogadores por que todos vão culpar essa preocupação financeira". "Como falei, essas coisas tinham que ter sido resolvidas antes da competição, mas conversamos com o grupo, o presidente de Gana interveio e vai dar tudo certo".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos