Irã deixa vaga escapar e é derrotado pela Bósnia "no estádio dos gols"

Do UOL, em São Paulo

Apesar de precisar vencer para se classificar, o Irã não conseguiu superar a melhor técnica da já eliminada Bósnia e foi derrotado por 3 a 1 na Arena Fonte Nova, para também dar adeus ao Mundial do Brasil nesta quarta-feira. O time asiático ficou com a lanterna da chave, com o consolo de ao menos ter marcado um gol na primeira fase, enquanto os europeus se despedem com uma vitória. Pela primeira vez desde 1998, todos envolvidos em uma Copa marcaram ao menos uma vez.

O placar honrou a fama de estádio dos gols nesta Copa do Mundo. Agora, já são 21 gols feitos em Salvador em quatro partidas, com uma média superior a cinco por jogo. Com o resultado, os classificados para as oitavas de final pelo grupo F são a Argentina, como líder, e a Nigéria, como 2º colocado. 

As fases do jogo: Bósnia e Irã ficavam mais na intermediária, tentando armar jogadas de perigo, até que Dzeko mostrou por que foi apontado como um dos grandes atacantes da Copa. Ele fez um belíssimo gol aos 22 minutos do 1º tempo e fez os rivais saírem para o jogo. Depois de abrir o placar, os europeus só se defenderam até o fim dos 45 minutos iniciais.

Precisando da vitória, o Irã passou a atacar com todas as suas forças, mas mostrava deficiência na hora de finalizar. Para piorar, falhou até na defesa, até então seu ponto forte. Hosseini entregou a bola para os bósnios, e o gol de Pjanic praticamente decretou o fim do jogo. Perto dos 40, Reza chegou a dar esperança ao Irã de um milagre, mas Vrsajevic fez questão de enterrar qualquer chance com o terceiro gol. 

O melhor: Dzeko - O mais famoso jogador da Bósnia finalmente fez seu gol no Mundial e sempre trazia com ele ao menos dois marcadores. Também teve movimentação fundamental no segundo gol, de Pjanic

O pior: Hosseini - Errou na saída de bola de maneira infantil quando o Irã ainda tinha alguma esperança de virar o jogo e enterrou qualquer chance de sua equipe conseguir o feito da classificação. 

A chave do jogo: Qualidade técnica - A Bósnia mostrou que é superior na parte técnica. Apesar da vontade do Irã, marcando bastante e com muita entrega para o sistema defensivo, a habilidade dos bósnios, que tem alguns jogadores atuando em times médios da Europa, foi determinante para a partida. Dzeko e Pjanic são bons exemplos.

O toque dos técnicos: O português Carlos Queiroz seguiu apostando no forte sistema defensivo de sua equipe. Quando a Bósnia pegava a bola, todos iranianos tentavam ficar atrás da linha da bola. Do outro lado, já eliminada, a seleção europeia veio para tentar melhorar sua primeira participação em uma Copa do Mundo com um time misto.     

Para lembrar:

Casa vazia. A Fonte Nova se acostumou com ver jogos emocionantes nesta Copa do Mundo, sempre com muitos gols. Nesta quarta, no entanto, o estádio teve um dos piores públicos da competição. A Fifa vendia ingressos para o jogo inclusive com a bola rolando. 

Susto. Muhamed Besic e Toni Sunjic, ambos da Bósnia, se chocaram durante o jogo e deram um susto. Sunjic, inclusive, pareceu desacordado por um tempo. No fim, os dois ficaram bem. Veja as fotos

Jogo ruim, mas mantendo a fama da Fonte Nova. Depois de ver Alemanha 4 x 0 Portugal, Holanda 5 x 1 Espanha e França 5 x 2 Suíça, a Fonte Nova via um placar "normal" até o fim da partida. Mas a escrita da Fonte Nova se manteve e a Bósnia fez 3 a 1 em cima do Irã. Agora, são 21 gols em quatro jogos. 

Técnico nervoso. Depois de reclamar muito da arbitragem na derrota por 1 a 0 para a Argentina, o técnico do Irã, Carlos Queiroz, mostrou toda a sua insatisfação com a qualidade dos juízes nesta quarta-feira. Por mais de uma vez, saiu da área reservada para trabalhar e precisou ser contido pelo 4º árbitro. Era a sua despedida à frente dos iranianos. 

BÓSNIA-HERZEGÓVINA 3 x 1 IRÃ

Bósnia
: Begovic; Vrsajevic, Spahic, Sunjic, Kolasinac; Besic, Pjanic, Susic (Salihovic), Hadzic (Vrjanes); Ibisevic, Dzeko (Visca).
Técnico: Safet 'Pape' Susic

Irã: Haghighi; Montazeri, Sadeghi, Hosseini, Pouladi; Nekounam, Teymourian; Shojaei (Heydari), Dejagah (Karim), Hajisafi (Jahanbakhsh); Reza Goochannejad.
Técnico: Carlos Queiroz

Data: 25/06/2014 - 13h (de Brasília)
Local: Fonte Nova (Salvador)
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (ESP)
Auxiliares: Roberto Alonso Fernandez e Juan Yuste (ESP)
Cartão amarelo: Besic (BOS) Karim (IRA)
Gol: Dzeko (BOS), aos 22 minutos do 1º tempo, Pjanic (BOS), aos 14 minutos do 2º T, Reza (IRA), aos 36 do 2º T, e Vrsaevic (BOS), aos 38 min do 2º T

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos