Ídolos africanos são eliminados sem saber o que é um mata-mata de Copa

Do UOL, em São Paulo

A Costa do Marfim iniciou a Copa de 2014 cercada de expectativa, tanto pela campanha sólida (e invicta) nas eliminatórias africanas como pela presença em um grupo com menos equipes favoritas (Colômbia, Grécia e Japão). Além disso, dois dos maiores nomes do continente estavam entre seus 23 jogadores: Didier Drogba e Yaya Touré.

O outro atleta africano de maior fama mundial que chegou para o Mundial do Brasil, Samuel Eto'o, provavelmente não tinha o mesmo otimismo com relação à seleção camaronesa, que enfrentou um grupo com Brasil, México e Croácia e era considerada azarão na disputa.

Com o fim da primeira fase dos grupos A e C, Touré, Drogba e Eto'o já voltam para casa. E os dois últimos, de 36 e 33 anos, respectivamente, podem ter disputado sua última Copa do Mundo sem ter tido a chance de jogar um mata-mata e com participações limitadas nos gramados brasileiros.

Apesar de ter 33 anos, Eto'o jogou sua quarta Copa do Mundo em 2014. Ele estreou com apenas 17, em 1998, marcando um gol na campanha de 2002 e outros três em 2010. Camarões, no entanto, ficou pelo caminho ainda na primeira fase, como aconteceu novamente no Brasil.

O atacante, que viveu o auge nos tempos de Barcelona, entre 2004 e 2009, atuou os 90 minutos na primeira partida contra o México, na qual os camaroneses foram derrotados por 1 a 0. Mas uma lesão no joelho direito o tirou das goleadas sofridas diante de Croácia e Brasil, que sacramentaram a eliminação dos africanos. A seleção terminou sem nenhum ponto, com 1 gol marcado e 9 sofridos.

Drogba já havia participado das Copas de 2006 e 2010, as duas primeiras da Costa do Marfim, que também saiu na primeira fase. Em 2014, Drogba começou no banco de reservas nos dois primeiros jogos, entrando no decorrer das partidas. Ele foi fundamental para os dois gols da vitória sobre o Japão na estreia, mas não conseguiu evitar a derrota para a Colômbia na segunda rodada.

O astro, atualmente no Galatasaray, finalmente iniciou uma partida nesta terça, contra a Grécia. Apesar das tentativas do atacante, que terminou substituído por Diomande, a Costa do Marfim foi eliminada com um pênalti polêmico marcado a favor dos gregos no último minuto de jogo.

Yaya Touré, por sua vez, tem 31 anos e possui mais chances de disputar outra Copa em 2018, caso os marfinenses se classifiquem. Ele chegou ao Brasil após receber o prêmio de melhor jogador africano nos três últimos anos, se tornando um dos jogadores fundamentais do Manchester City.

Touré teve bons momentos na Copa de 2014, mas também não evitou a queda da Costa do Marfim, que venceu um jogo e perdeu dois. O volante ainda passou por um trauma: a morte do irmão Ibrahim, vítima de câncer, há cinco dias. Ao lado de seu outro irmão, Kolo Touré, Yaya superou a dor familiar e entrou em campo com a Costa do Marfim na partida que acabou eliminando a segunda seleção africana do Mundial brasileiro.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos