Com 99% dos leitos ocupados, hotéis simbolizam mudança da Copa em Cuiabá

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • Guilherme Costa / UOL

    22.jun.2014 - Faixa de torcedores colombianos pede que mãe venda TV e videogame para que eles fiquem no Brasil

    22.jun.2014 - Faixa de torcedores colombianos pede que mãe venda TV e videogame para que eles fiquem no Brasil

Qual é o perfil dos turistas que estão no Brasil para a Copa de 2014? Se essa pergunta for feita em Cuiabá, a resposta dependerá fundamentalmente do período. Com 99% da rede hoteleira ocupada antes do jogo entre Colômbia e Japão, que será disputado nesta terça-feira, a capital mato-grossense simboliza o quanto pode variar o estilo dos estrangeiros que acompanham a competição.

A tabela da Copa de 2014 reservou quatro jogos para Cuiabá. No primeiro, a despeito de a cidade ter recebido grande contingente de chilenos e australianos, a rede hoteleira não esgotou suas vagas – 98% dos leitos foram ocupados, segundo o Ministério do Turismo.

Um dos motivos fundamentais para isso é que os chilenos utilizaram mais os campings. Foi grande o número de torcedores da seleção sul-americana que chegaram a Cuiabá de carro e optaram por dormir em barracas. Depois do jogo Chile x Austrália, o UOL Esporte esteve três vezes nos espaços que eles haviam utilizado. Todos estavam completamente vazios.

Os jogos Rússia x Coreia do Sul e Bósnia x Nigéria tiveram menos presença estrangeira em Cuiabá. Portanto, a diferença de perfil dos turistas só ficou mais evidente nos momentos que precederam o duelo entre Colômbia e Japão.

Outra mudança é que os colombianos ocuparam mais casas. Antes dos outros jogos da Copa em Cuiabá era mais fácil encontrar imóveis ou quartos disponíveis para locação. "Nós pegamos um cômodo em uma casa aqui. A família está lá e nos recebeu muito bem", disse o colombiano Airo Piñeda.

O colombiano Raul Paniagua, que vive em Cuiabá, recebeu 25 turistas de seu país natal. "É a primeira vez que eles vêm para cá. Sâo colombianos, mas vivem em Nova York", disse o anfitrião ao site "Cenário MT".

O local escolhido para ficar, contudo, é apenas um aspecto que mostra diferenças de perfil entre turistas de diferentes países. Outra característica fundamental nessa análise é o barulho: colombianos voltaram a produzir em Cuiabá um furor que a cidade não tinha desde os chilenos.

"O turista da América do Sul tem um perfil diferente, mais festivo. Os japoneses são mais reservados. Nós quase não percebemos que eles estão aqui", afirmou um funcionário de um hotel de Cuiabá.

Na Praça Popular, principal ponto de encontro da vida noturna em Cuiabá, a diferença também foi visível. Tingido de vermelho nos dias anteriores à estreia do Chile na Copa, o local ganhou novas cores nos últimos dias e foi tomado por colombianos. "Nós estamos nos sentindo em casa. É a Copa que nós esperávamos: a Copa da América do Sul", completou Piñeda.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos