Argentina é recebida com festa, mil torcedores e parabéns para Messi
Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
-
Marinho Saldanha/UOL
Argentina é recebida com festa no Beira-Rio, cerca de mil torcedores e parabéns para Messi
Não basta seguir a seleção argentina, tem que estar presente sempre. Cerca de mil torcedores se postaram na Rua A, lateral ao Beira-Rio, desde o fim da manhã desta terça-feira para sequer ter contato com os atletas, mas ao menos ver o ônibus da delegação passar. Com instrumentos, muita festa e cantoria, aplaudiram a passagem dos atletas antes do treinamento de véspera do jogo.
Para conter uma eventual invasão, a Brigada Militar em ação conjunta com o Batalhão de Operações Especiais montou uma verdadeira operação de guerra nas cercanias do estádio. Muitos homens munidos de escudos, armas com munição de borracha e proteções para conflito se postaram em linha, isolando o estádio.
Mas nada precisaram fazer a não ser assistir a festa feita pelos torcedores da Argentina. Ao todo, cerca de mil aficionados, munidos de instrumentos, faixas e cantando muito, tornaram a lateral do estádio uma extensão da Argentina.
Ali, aguardaram até a passagem do ônibus da seleção, e vibraram muito com a passagem dos atletas. Nada mais puderam fazer, já que entrada não foi autorizada e momento algum no estádio.
Em meio a batidas de tambor, música provocativas ao Brasil e cânticos comuns de estádios, um 'parabéns a você' em espanhol virou hit. O aniversariante do dia, Messi, presente em uma imagem com os torcedores, foi comemorado repetidamente.
São esperados até 200 mil argentinos em Porto Alegre até quarta-feira. As zonas de fronteira estão lotadas e a cidade já tem uma boa quantidade de 'hermanos'. A maioria deles, porém, não possui ingressos para o jogo entre Argentina e Nigéria, na quarta-feira, às 13h, no Beira-Rio.
Para controlar as ações dos argentinos, a Brigada Militar vai reforçar o efetivo e locais de acúmulo de pessoas, como as proximidades do Beira-Rio, do Parque da Harmonia, do Anfiteatro Pôr-do-Sol e no bairro Cidade Baixa. Até agora, nenhum incidente foi registrado.