Van Gaal entrevista jornalista e faz Muricy parecer Madre Teresa

Luis Augusto Símon

Do UOL, em São Paulo

A dureza com que Louis Van Gaal trata os jornalistas holandeses faz Muricy Ramalho, do São Paulo, parecer Madre Teresa de Calcutá.

Ficou irritadíssimo quando lhe perguntaram porque sua Holanda jogou na defesa na vitória por 2 a 0 contra o Chile e respondeu com muita raiva. O diálogo que se seguiu mostra como a Holanda jogou.

"Já que você entende tanto de futebol, por favor me diga como é que se arma um time ofensivo. Estou dando a palavra a você. Explique", disse Van Gaal.

"Não estou criticando, apenas dizendo que você jogou com uma linha de cinco na defesa", retrucou o jornalista.

"Mas você viu que o Chile também fez isso. Isla e Mena também recuaram", reclamou o técnico.

"Mas você está jogando de uma maneira diferente do seu estilo", insistiu o crítico.

"Olha, se eu jogasse no 4-3-3, o Robben e o Lens ficariam o tempo todo correndo atrás do Isla e do Mena. É isso o que você queria? Quanto ao estilo, o que eu quero dizer é que sempre na minha vida vou querer fazer um gol a mais que o adversário. Hoje, fizemos dois", finalizou Van Gaal.

Van Gaal ainda tripudiou: "Os dois gols saíram com atacantes que entraram durante o jogo. Por que as substituições deram tanta sorte. Foi sorte minha".

A imprensa holandesa seguiu em frente. Outro jornalista pergunta: "O treinador do Chile [Jorge Sampaoli] disse que a Holanda só se defendeu".

"Não me interessa a opinião dele", devolveu o técnico holandês.

"E quanto ao próximo adversário?", outro pergunta.

"Não vou falar nada. Não quero elogiar e nem criticar. Nem sei quem é", rebate Van Gaal.

Depois, sem que lhe fosse perguntado, Van Gaal voltou a falar de arbitragens e explicou melhor como venceu o jogo.

"O senhor Gassama é muito bom. Apitou corretamente. Não foi como outros que nos puniram com dois pênaltis inexistentes, além de um cartão amarelo para Van Persie. Quando um jogador vai mal, eu tiro do time. A Fifa tem obrigação de fazer o mesmo com a arbitragem", analisou.

E o jogo, como foi ganho?

"O Chile tem uma queda de rendimento nos últimos 15 minutos. Então, acionamos o contra-ataque e Leroy, que é bom de cabeça, fez o primeiro gol. Enfim, vencemos e é bom lembrar que eu ganho muitos jogos. Vamos esperar o próximo adversário", decretou o técnico holandês.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos