Como foram os sete minutos que o Brasil esteve a um gol de ser eliminado

Do UOL, em São Paulo

Brasil eliminado na primeira fase em uma Copa do Mundo disputada em casa? E jogando contra Camarões já eliminado? Esta situação insólita esteve bem próxima de acontecer. Durante sete minutos, a seleção pentacampeã do mundo esteve a um gol de ser eliminada do Mundial.

Tudo parecia caminhar para uma classificação sem grandes sobressaltos. Com 16 minutos, o Brasil já ganhava de Camarões por 1 a 0, com gol de Neymar, e criava diversas chances de ampliar o placar.  

Bastou uma bobeada defensiva para tudo mudar. Daniel Alves perdeu a dividida na lateral direita com Nyom, que cruzou rasteiro. A bola passou por quase toda a área brasileira. David Luiz ficou olhando. E nas costas do zagueiro apareceu Matip para apenas empurrar para as redes.

Neste momento, o Brasil estava a um gol de ser eliminado da Copa do Mundo. Croácia e México empatavam por 0 a 0, em Recife. Com o resultado em Pernambuco, uma derrota para Camarões significaria a eliminação. O desastre estava bem perto de acontecer.

Se saísse derrotado de campo por 2 a 1, o Brasil fecharia a primeira fase com quatro pontos e um gol de saldo. O empate que imperava em Recife naquele momento levaria o México à liderança do grupo A com cinco pontos. A Croácia chegaria a quatro pontos e levaria a segunda vaga às oitavas de final por ter dois gols de saldo.

O time sentiu o gol. Afoito, foi à frente de forma desordenada e passou a errar muitos passes. Os espaços atrás continuavam e Camarões jogava melhor. Os africanos pressionavam, criavam chances e quase marcaram o segundo em cabeçada de Choupo-Moting após escanteio.

As câmeras de TV mostravam o abatimento de David Luiz, que falhou na marcação de Matip. A torcida, que tentou empurrar a seleção durante a maior parte da etapa inicial, se calou. Clima de tensão total no Mané Garrincha.

Foram sete minutos de apreensão. Mas novamente surgiu a estrela de Neymar. Ele aproveitou uma bola rebatida pelo meio-campo e, em uma jogada individual, marcou mais uma vez. Fim do sufoco e caminho aberto para a goleada construída no segundo tempo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos