Festa argelina sai do controle em cidades francesas e um adolescente morre

Das agências internacionais, em Lyon (FRA)

  • AFP PHOTO / BERTRAND LANGLOIS

    Torcedores argelinos comemoraram vitória histórica na Copa do Mundo pelas ruas de cidades francesas

    Torcedores argelinos comemoraram vitória histórica na Copa do Mundo pelas ruas de cidades francesas

Com um grande contingente de imigrantes e descendentes argelinos, a França viveu momentos de tensão após a goleada por 4 a 2 da Argélia sobre a Coreia do Sul pela Copa do Mundo. As comemorações avançaram por cidades francesas e terminaram com a morte de um adolescente e a detenção de 28 pessoas após confronto entre torcedores e a polícia.

Na cidade de Mulhouse, no extremo leste do país, um jovem de 16 anos de idade que festejava a vitória sobre um carro 4x4 morreu na hora após o veículo capotar quando contornava uma rotatória.

Em outras cidades francesas como Marselha, Lyon e Vaulx-en-Velin, a polícia entrou em choque com torcedores. Carros foram incendiados, lojas saqueadas e cinco policiais ficaram levemente feridos quando a festa nas ruas saíram do controle. No total, 28 pessoas foram detidas.

"O que deveria ser uma festa para todos os torcedores acabou sendo transformada em destruição por alguns indivíduos que confundem alegria com cólera", declarou a Prefeitura da cidade de Rhodes em comunicado oficial.

"Os incidentes foram rapidamente controlados pelas forças de ordem que se mobilizaram numerosamente", completou a Prefeitura.

No dia 18 de junho, quando a Argélia estreou na Copa do Mundo, 19 pessoas já haviam sido detidas por incidentes após a derrota por 2 a 1 para a Bélgica.

A Argélia ocupa a segunda colocação do grupo H, com três pontos, e enfrenta a Rússia na próxima quinta-feira (26/06), na Arena da Baixada, em Curitiba. A Bélgica lidera a chave com seis pontos até o momento.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos