Acampamento argentino no RS tem cumbia e 'feijoada', mas falta ingresso

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

  • Marinho Saldanha/UOL

Muitos viajaram dois, três dias de carro. Os que levaram menos tempo fora 12 horas de estrada. Mas nada abalou a animação dos argentinos que já tomam Porto Alegre. Sem ingressos ou hospedagem, usam carros como dormitório e lotam o Acampamento Farroupilha, que separou uma ala inteira para eles.

"Nos tratam melhor aqui do que na Argentina. Temos banheiros limpos, chuveiro com água quente, lugar para ficar. Não temos isso no nosso país, muitas vezes", disse o animado Pablo Barla, que está acompanhado de sete amigos na capital gaúcha.

Um deles, Juan Paes, ostenta uma tatuagem da argentina nas costas, com homenagem a um clube da terceira divisão local. Enquanto conversaram com a reportagem do UOL Esporte, ouviram Cumbia e fizeram um prato típico, no fogo de chão.

"É mais ou menos uma feijoada, mas sem feijão e com muita carne. Misturamos tudo que temos, assamos e está pronto", disse.

O espaço chamado 'Fazendinha' no Parque da Harmonia, onde ocorre o Acampamento Farroupilha da Copa do Mundo, foi inteiramente destinado aos argentinos. São cerca de 500 grupos já com barracas e carros no local. E ainda nesta segunda-feira, a capacidade será ampliada, pois muitos argentinos já estão tomando a parte externa do parque e dificultando o trânsito no local.

"Está tudo muito bem aqui no Brasil. Até agora não temos nada de que reclamar. Só faltou ingressos para o jogo", explicou Juan Carlos Cattalo, que ocupa a traseira de uma camionete com outros seis amigos.

Nenhum argentino abordado pela reportagem do UOL tinha entrada, todos pretendem assistir o jogo na Fan Fest. Nem mesmo hospedagem. A peferência é por ficar em grupos, em locais como o parque.

"Viemos de Cordoba, ficamos dois dias na estrada. Não temos ingresso, mas queremos aproveitar a atmosfera da Copa. Nos sentimos em casa em Porto Alegre. Parece que todos são um pouco argentinos", explicou Juan Martarena.

A promessa é de presença forte de torcedores na chegada da delegação argentina a Porto Alegre, marcada pra as 20h desta segunda, no aeroporto Salgado Filho. Classificada no grupo F com 6 pontos, a equipe de Messi e companhia depende apenas de um empate contra Nigéria, na quarta-feira, às 13h, para confirmar o primeiro lugar na chave.

E é apenas o começo. O Consulado Argentino em Porto Alegre trabalha com a expectativa de chegada de 120 mil torcedores à capital gaúcha até quarta-feira. Destes, menos de 20 mil têm ingressos para o jogo. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos