Ministro pede e Fifa vai avaliar se Palmeiras foi campeão mundial em 1951

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Palmeiras
Palmeiras

A Fifa confirmou que vai avaliar novamente se reconhece o título do Palmeiras de 1951 como um campeonato mundial. Isso será feito a pedido do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e do membro do comitê executivo da federação internacional, Marco Paulo Del Nero, que querem que o troféu seja equiparado a taças atuais. Ambos são palmeirenses.

Em 2007, o Palmeiras tinha feito uma requisição à federação internacional de que a Copa Rio, na qual o time ganhou da Juventus, da Itália, tivesse o status de Mundial. Foi feito um dossiê para isso. Inicialmente, os dirigentes palmeirenses disseram que houve uma aval da entidade, baseados em um fax. Depois, a Fifa deixou claro que rejeitara à requisição.

Agora, durante os preparativos para o Mundial, Rebelo pediu algumas vezes pelo reconhecimento do título, segundo a Fifa. E também houve a requisição de Del Nero, que ocupa um cargo na cúpula da entidade.

"Houve um pedido. Estamos avaliando", afirmou a porta-voz da Fifa, Delia Fischer, que não soube dizer qual o departamento da entidade atuaria no caso. Ela lembrou que um pedido anterior do clube já fora analisado, e rejeitado pela organização máxima do futebol.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos