Gol no fim salva "jogo sem vergonha", Bélgica bate Rússia e se classifica

Do UOL, em São Paulo

O jogo caminhava para seu fim e a torcida cantava que "o time era sem vergonha", sem nem saber para qual seleção gritava. Mas Origi salvou os mais de 70 mil presentes no Estádio do Maracanã e deu a vitória para a Bélgica por 1 a 0 diante da Rússia neste domingo. Os três pontos classificaram "a dourada geração belga" para a próxima fase da Copa do Mundo e deixa o time de Fábio Capello em situação complicada.

O que ainda não ficou muito claro neste Mundial é justamente o motivo dos "Diabos Vermelhos" terem recebido o rótulo de um dos melhores times belgas de todos os tempos. A tal "geração belga" ainda não fez o os olhos de seus fãs brilharem. Pelo menos provaram que são eficientes e garantiram uma das vagas no grupo H. Os russos, que mostraram que sabem se defender e jogar no contra-ataque, ainda têm chance de avançar se venceram a Argélia na última rodada. 

As fases do jogo: Bélgica e Rússia iniciaram um jogo com bons passes, poucos chutões e jogadas bem trabalhadas. No primeiro tempo, o escape para os belgas era com Mertens, que explorava muito a velocidade, fintas e chegou a dar trabalho para os zagueiros adversários. A melhor chance dos primeiros 45 minutos, no entanto, foi com Kokorin, russo que recebeu cruzamento perfeito e errou a cabeçada por pouco. 

O segundo tempo teve dinâmica semelhante, sem os atletas darem chutões. Com toque de bola, eles tentavam furar as retrancas de cada um dos lados, mas não tinham muita eficiência. Com a aproximação do fim do jogo, o físico começou a prevalecer e os atletas passaram a falhar mais do que o costume. O gol saiu aos 43 minutos, com Origi. 

O melhor: Capello e Wilmots - Os dois treinadores se propuseram a defender primeiro e a saírem do seu campo com qualidade e toque de bola. Conseguiram cumprir rigorosamente o que prometeram. Tanto que, com estilo de jogo semelhante, os times não fizeram um jogo emocionante, mas também longe de ser feio. O gol aos 43 minutos premiou a Bélgica, que insistiu um pouco mais.

O pior: Lukaku - Foi escalado por Wilmots como atacante referência, para tentar lutar contra o ferrolho armado por Fabio Capello, mas não serviu para isso. Ficou parado, pouco apareceu e era um a menos dentro do Maracanã. Assim como no primeiro jogo, na vitória diante da Argélia, foi substituído. Pior para ele que seu substituto fez o gol. 

A chave do jogo: Hazard. O jogo caminhava para um duelo de defesa contra defesa. Mas Hazard, um dos destaques do Chelsea, apareceu na hora certa no fim do jogo, disparou pela ponta e cruzou para Origi, que saiu do banco de reservas e foi o autor do gol da vitória. 

Toque dos técnicos:  O técnico italiano Fabio Capello mudou o esquema tático para o 4-1-4-1, aumentando ainda mais o ferrolho para dificultar a saída de jogo da Bélgica. Do outro lado, Marc Wilmots escalou Fellaini como o titular, circulando em todas as áreas do campo, e armou um time em que todo mundo voltava para marcar. Só Lukaku ficava sem essa responsabilidade.

Para lembrar:

Duelo nas arquibancadas. É impressionante a quantidade de mulheres bonitas que o Maracanã recebeu na tarde deste domingo. Se você fosse ao estádio seria capaz de se perder em meio à quantidade de candidatas a musas da Copa. Dê uma olhada.

Desfalque no aquecimento. O zagueiro belga Vermaelen se machucou no aquecimento. As imagens da Fifa mostraram o jogador caindo em meio a uma roda de bobinho e preocupando os médicos. Ele ainda atuou por 30 minutos e acabou substituído por Vertonghen, sem esconder a decepção de ter de sair de campo.

Atacante saiu "p" da vida. Lukaku era o único jogador do esquema da Bélgica que não precisava voltar para marcar. Mas parece que ele também recebeu a instrução de não atacar. Ficou sumido em meio aos zagueiros russos e quase não tocou na bola. Foi substituído por Origi e foi flagrado pela câmera da Fifa falando poucas e boas para seu treinador, Marc Wilmots.

Vaia do jeitinho brasileiro. O que prevaleceu no jogo foi o sistema defensivo. A criação até funcionava, os pontas abriram e conseguiam jogadas boas pelos lados do campo. Mas a torcida quer saber de gol. E por isso ensaiou o coro "yime sem vergonha" no Maracanã.
 

BÉLGICA X RÚSSIA

Bélgica: Courtois; Alderweireld, Kompany, Van Buyten, Vermaelen (Vertonghen); Witsel, Fellaini, Mertens (Mirallas), De Bruyne, Hazard; Lukaku (Origi).
Técnico: Marc Wilmots

Rússia: Akinfeev; Kozlov (Eschenko), Berezutski, Ignashevich, Kombarov; Glushakov, Shatov (Dzagoev), Fayzulin; Samedov, Kakunnikov; Kokorin.
Técnico: Fabio Capello

Data: 22/06/2014 - 13h (de Brasília)
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Felix Brych (ALE)
Auxiliares: Mark Borsch e Stefan Lupp (ALE)
Cartões amarelos: Glushakov (RUS); Witsel e Alderweireld (BEL)
Gols: Origi, aos 43 minutos do 2º tempo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos