Até a Coreia do Norte resolveu criticar o 'tiki-taka' da Espanha
Da AFP
Em Seul (Coreia do Sul)
A imprensa estatal norte-coreana deixou de lado suas longas e habituais matérias sobre o líder Kim Jong-un para fazer uma curiosa análise cheia de críticas sobre a eliminação precoce da Espanha do Mundial do Brasil.
Segundo os torcedores norte-coreanos, citados pela agência de notícias estatal KCNA, o estilo 'tiki-taka' da "Fúria", campeã na África do Sul em 2010, está "desgastado", o que se refletiu nas duas derrotas nesta Copa.
Apesar de a seleção da Coreia do Norte não conseguir se classificar para o Mundial, a TV pública transmite algumas partidas: "é uma grande atração para os torcedores e telespectadores", afirma a KCNA. "Mas nada parece superar o golpe que significou para muitos a precoce eliminação da Espanha", continua.
O dirigente da federação de futebol da Coreia do Norte, Yu Myong-uk, afirma que ficou muito surpreso com a derrota da Espanha para a Holanda por 5 a 1: "Parece que a seleção espanhola está à beira da falência", declarou.
Para Pak Chol-nam, professor da Escola Internacional de Futebol de Pyongyang, a derrota da Espanha representa uma importante lição: "A derrota espanhola me ensinou que é mais importante deduzir qual é a tática do adversário e contra-atacá-la com inteligência".
Como reflexo da popularidade do futebol no país, a Coreia do Norte lançou uma série de selos comemorativos do Mundial do Brasil, conforme anunciou esta semana a KCNA.
Com lesão no olho, zagueiro suíço está fora da Copa do Mundo
Técnico da Espanha monta time totalmente ofensivo por vitória no adeus
Eliminada na Copa, Inglaterra treina em busca de motivação 




