Até a Coreia do Norte resolveu criticar o 'tiki-taka' da Espanha

Da AFP

Em Seul (Coreia do Sul)

A imprensa estatal norte-coreana deixou de lado suas longas e habituais matérias sobre o líder Kim Jong-un para fazer uma curiosa análise cheia de críticas sobre a eliminação precoce da Espanha do Mundial do Brasil.

Segundo os torcedores norte-coreanos, citados pela agência de notícias estatal KCNA, o estilo 'tiki-taka' da "Fúria", campeã na África do Sul em 2010, está "desgastado", o que se refletiu nas duas derrotas nesta Copa.

Apesar de a seleção da Coreia do Norte não conseguir se classificar para o Mundial, a TV pública transmite algumas partidas: "é uma grande atração para os torcedores e telespectadores", afirma a KCNA. "Mas nada parece superar o golpe que significou para muitos a precoce eliminação da Espanha", continua.

O dirigente da federação de futebol da Coreia do Norte, Yu Myong-uk, afirma que ficou muito surpreso com a derrota da Espanha para a Holanda por 5 a 1: "Parece que a seleção espanhola está à beira da falência", declarou.

Para Pak Chol-nam, professor da Escola Internacional de Futebol de Pyongyang, a derrota da Espanha representa uma importante lição: "A derrota espanhola me ensinou que é mais importante deduzir qual é a tática do adversário e contra-atacá-la com inteligência".

Como reflexo da popularidade do futebol no país, a Coreia do Norte lançou uma série de selos comemorativos do Mundial do Brasil, conforme anunciou esta semana a KCNA.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos