Fifa descobre golpes para fã ver Copa sem ingresso; controle terá reforço

Vinicius Castro e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Sem ingresso para assistir a um jogo da Copa do Mundo, torcedores têm apelado a atos desesperados para tentar entrar em estádios do torneio. A invasão organizada do Maracanã, na quarta-feira, é um só um exemplo do que os fãs de futebol têm feito para ver in loco uma partida do Mundial.

A Fifa, o COL (Comitê Organizador Local) e as forças de segurança do governo já identificaram algumas trapaças ou golpes aplicados por torcedores na tentativa de adentrar às arenas. E a lista de condutas irregulares cometidas por fanáticos por futebol não é pequena.

Só antes da partida entre Espanha e Chile, pelos menos cinco estratégias irregulares de torcedores sem ingresso foram verificadas. Algumas delas surpreenderam até polícia e Fifa, que prometeu nesta quinta-feira agir para ampliar o controle de acesso aos estádios da Copa.

"Cada vez a gente descobre mais práticas irregulares. Temos que insistir no reforço da segurança", afirmou o diretor de Marketing da entidade máxima do futebol, Thierry Weil, em entrevista coletiva concedida no próprio Maracanã.

Confira abaixo alguns golpes já identificados por organizadores da Copa de 2014:

Vale tudo para ver um jogo da Copa?
  • Ingresso de jogo anterior
    A Fifa identificou pouco antes do jogo entre Espanha x Chile no Maracanã que torcedores estavam tentando entrar no estádio usando ingressos de partidas anteriores. Os fãs chegavam para o jogo portando uma entrada já utilizada. As apresentavam nas roletas para tentar entrar.
  • Golpe do ingresso perdido
    Torcedores sem ingressos tentaram entrar no estádio alegando que haviam perdido seu ingresso. Buscavam policiais, voluntários ou membros da Fifa dizendo que tinham comprado entrada, mas que ela tinha sido extraviada ou roubada. Com a história, tentavam convencer seguranças que tinham direito de entrar.
  • Credencial desviada
    Torcedores tentaram entrar no Maracanã usando credenciais de profissionais autorizados a trabalhar no estádio: jornalistas, seguranças, funcionários de bares, etc. A credencial, obviamente, é intransferível. O COL ainda não sabe como o desvio das credenciais aconteceu. Fato é que houve torcedores portando algumas.
  • Uniforme e crachás piratas
    Além das credenciais desviadas, foram apreendidos no entorno do Maracanã credenciais falsificadas. A polícia também apreendeu camisas piratas da Fifa. Elas seriam utilizadas por torcedores para tentar entrar no estádio sem um ingresso.
  • Ingresso roubado ou vendido ilegalmente
    Não faltaram cambistas vendendo ingressos para Espanha x Chile. Muitos torcedores apelaram a eles para tentar entrar no estádio. É bom lembrar que a venda de ingresso da Copa só pode ser feita pela Fifa. O cambista, portanto, pratica uma atividade ilegal. Alguns deles, aliás, vendem ingressos roubados.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos