Técnico diz que Costa Rica 'pode ir muito além' e vê vitória como resposta

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

O treinador de Costa Rica Jorge Luis Pinto dispensou a humildade após a classificação antecipada à segunda fase depois da vitória contra a Itália, nesta sexta-feira (20), no Recife. O líder do time disse que a Costa Rica deu uma resposta a quem não acreditava na seleção e disse que a classificação é só o primeiro passo.

"É claro que podemos ir muito além, mas temos que ter calma. Não ganhamos ainda, mas queremos seguir avançando. Numa Copa não é fácil enfrentar esses adversários. Costa do Marfim, Colômbia, Japão, Grécia, não sabemos, mas o time enfrentou seleções histórica, com altíssimos níveis de jogadores e espero seguir mostrando o rendimento", afirmou.

O treinador afirmou que está feliz por ter entrado para a história da Costa Rica e pela festa que tomou conta das ruas. "Hoje o dia pra nós é especial. Eu disse aos jogadores que nós tínhamos que escrever e reescrever a histórica. Nós queríamos abrir caminhos e conseguimos. Vamos reescrever a história e avançar", pontuou.

O treinador também fez um desabafo após ser apontado como zebra em um grupo com três campeões mundiais. "Estamos muito felizes . Foi uma vitória merecida vitória. Temos jogadores de bom nível. Essa é a nossa resposta. Temos um time organizado, com muita atitude, horando nossa camisa", pontuou.

Para o técnico, a atuação de seu time mereceu nota nove –um ponto a mais que a nota oito que deu à atuação na primeira partida, contra o Uruguai. "Não sei se sou muito atrevido, mas tivemos hoje uma equipe perfeita, com postura tática surpreendente. Isso é um trabalho que começou há dois anos. É bom que todos reconheçam nossos jogadores", colocou.

Sereno durante toda entrevista, Luis Pinto destacou que a postura tática de seu time foi determinante para as boas atuações e vitórias. "Nós fazemos um linha de cinco, que surpreende. Espanha fez isso na Copa das Confederações. Nós jogamos adiantados, fazemos pressão e, com a bola no pé, gostamos de jogar, de ser coletivos", explicou.

Questionado por um jornalista, o técnico deu a receita do sucesso costarriquenho. "O segredo é o trabalho, a entrega. É a atitude mental que está dando resposta. Acreditamos nisso, e a resposta tática foi boa, deu certo", disse.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos