Rio tira trailers de Copacabana e leva torcedores a terreirão sem chuveiro
Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
A farra de torcedores argentinos e chilenos na Praia de Copacabana acabou. A Prefeitura do Rio de Janeiro começou retirar nesta sexta-feira as dezenas de trailers e motor homes estacionados na orla há dias.
Os veículos que estavam parados em frente à praia estão sendo multados pela Guarda Municipal. Alguns estão sendo rebocados por guinchos a serviços da prefeitura. De acordo com o município, todos os carros estacionados logo em frente à faixa de areia estavam parados em local proibido. Por isso, a ação municipal para remoção.
Os torcedores alojados em trailers e carros estão sendo orientados a se mudarem para o chamado Terreirão Samba. A área para eventos fica ao lado do Sambódromo do Rio. Foi aberta nesta tarde para os estrangeiros estacionarem e hospedarem-se. O problema é que o lugar não agradou.
"Aqui não tem chuveiro", reclamou o francês Ruben Henry, de 23 anos, que vive no Chile e veio dirigindo até o Brasil. "Em Copacabana, há banheiros públicos para todo lado. Paga-se pouco e pode-se tomar um banho. E aqui? Como vou ficar aqui se não posso tomar banho?"
Mario Pizarro, de 50 anos, também se queixou. Ele disse que veio de Viña del Mar para o Rio para aproveitar a Copa do Mundo com amigos. Decidiu parar seu motor home em frente à praia porque ali estavam seus compatriotas e porque o "ambiente era fantástico".
Nesta quinta-feira, recebeu uma multa e uma ordem para sair. Chegou ao Terreirão do Samba de tarde. Já pensa em ir embora. "Não faz sentido ficar aqui. Aqui não parece o Rio", afirmou ele. "Se não nos querem no Rio, vou embora para outro lugar. Vou para outra cidade."
Procurada, a prefeitura confirmou que não há espaço para banho no Terreirão do Samba, só sanitários. Declarou também que não é responsabilidade do município providenciar isso.
De acordo com a prefeitura, todos os turistas são responsáveis por sua hospedagem. Devem também seguir as leis do país. Por isso, não poderão manter seus carros em Copacabana.
A prefeitura informou também que a abertura do Terreirão é uma gentileza do município para com os turistas. Todos podem ficar ali sem pagar nada. Agora, o Rio também tem opções de hospedagem, inclusive campings e estacionamentos para trailer. Quem não está satisfeito pode mudar-se para esses locais.
Contrato 'oculto' e milionário da Rio-2016 põe Tribunal de Contas em alerta
Ex-empresário de Denílson é pego em escuta com agente da máfia do ingresso
Números comprovam invasão latina na Copa com presença massiva de argentinos
Polícia busca cinco integrantes de máfia de ingresso em SP, DF, ES e CE 




