Para cada gol na Fonte Nova, 1.111 árvores; elas já somam 18.887 nesta Copa

Vagner Magalhães

Do UOL, em Salvador

A Arena Fonte Nova é o estádio em que mais gols foram marcados nesta Copa do Mundo. Disparado. Foram 17 em apenas três partidas, com média de 5,66 por jogo. Lançado há duas semanas, o projeto Gol Verde previa que para cada gol marcado durante o Mundial na arena, 1.111 mudas de espécies da Mata Atlântica fossem plantadas no Estado. O número equivale ao reflorestamento de uma área equivalente a um campo de futebol.

Passados apenas três jogos - Holanda 5 x 1 Espanha, Alemanha 4 x 0 Portugal e França 5 a 2 Suíça - a conta já chega a 18.887 mudas, bem próximo das 20 mil previstas para as seis partidas do Mundial em Salvador. O projeto faz parte do Plano de Sustentabilidade da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa-BA).

Em nota, a Secopa-BA informa que não está passando por dificuldades para cumprir a meta estabelecida por conta do grande número de gols nas primeiras rodadas do torneio. A secretaria explica que atua com uma margem de segurança, que "dá tranquilidade no desenvolvimento dos seus projetos".

"No caso do Programa Gol Verde, a Secopa, junto com seus consultores, garantiu a reserva de 31.111 mudas para atender ao que estabelece o Programa. Essa quantidade prevê uma média de cinco gols por partida no estádio baiano, quantidade superior à média associada a jogos da Copa do Mundo".

"Mesmo com as goleadas marcadas nos dois primeiros jogos em Salvador, o Programa ainda dispõe de uma margem de 20 mil mudas, ou seja, há uma reserva para 18 gols que ainda podem ser marcados na Arena Fonte Nova", diz a nota.

Por fim, a Secretaria informou que o programa está executando, como previsto inicialmente, a captação de novos parceiros. "A intenção é ampliar o número de mudas que corresponde a cada gol, podendo assim "valorizar" ainda mais o placar e reflorestar uma área maior para celebrar cada conclusão no estádio".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos