Imprensa chilena fala em "Maracanazo" e "loucura total" após classificação

Do UOL, em São Paulo

A vitória histórica por 2 a 0 sobre a Espanha, que causou a eliminação precoce da atual campeã na Copa do Mundo e garantiu a classificação do país para as oitavas de final foi motivo de festa nas capas dos jornais do Chile nesta quinta-feira.

O La Tercera destacou a vitória em praticamente toda a capa com a manchete "Chile ganha do campeão do mundo", dizendo ainda que "o histórico triunfo foi seguido por festas de multidões em todo o país".

O jornal esportivo El Gráfico chamou o fracasso espanhol de "Maracanazo", em uma alusão ao nome como ficou conhecida a derrota do Brasil para o Uruguai na partida que decidiu o título da Copa do Mundo de 1950. O jogo entre Chile e Espanha, 64 anos depois, também foi no Maracanã.

O popular La Cuarta desdenhou da campanha espanhola, que acabou em eliminação apenas com dois jogos disputados. "Campeões do Mundo? Sim, oh", destacava a manchete do jornal.

O El Trabajo deu destaque ao clima que tomou conta das ruas chilenas após o apito final do jogo que determinou a classificação do país. "Loucura total após a sólida classificação de La Roja", afirmou o jornal.

O regional El Llanquihue brincou com a recente abdicação do Rei Juan Carlos, da Espanha, em favor do filho, o príncipe Felipe, que se torna o Rei Felipe VI nesta quinta-feira, para destacar a derrota do país europeu no Mundial. "O Rei abdicou, Chile elimina a Espanha", trouxe a manchete.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos