Após jogos memoráveis em Salvador, Copa fica de lado: é São João na Bahia

Vagner Magalhães

Do UOL, em Salvador

  • Vagner Magalhães/UOL

    Pelourinho está pronto para receber os turistas para os festejos de São João

    Pelourinho está pronto para receber os turistas para os festejos de São João

O povo de Salvador está orgulhoso de ser uma das sedes da Copa do Mundo. E até aqui, acredita-se que os dois melhores jogos do torneio foram realizados na cidade. A histórica goleada de 5 a 1 da Holanda, contra a Espanha, e os incontenstáveis 4 a 0 da Alemanha contra Portugal. Até o fim da primeira fase, mais dois jogos serão disputados: França x Suíça e Irã x Bósnia. Mesmo com a Copa em andamento, a cidade deve esvaziar nos próximos dias, já que Salvador terá um feriado prolongado de seis dias. Começa nesta quinta com o Corpus Christie e só termina na terça-feira, dia de São João.

E na Bahia, o São João é levado a sério e movimenta todas as suas 417 cidades. É quase tão importante para o Estado como o Carnaval. A força da festa se dá no interior. E muita gente que vive na capital aproveita a época para ir visitar a família e curtir com ela a festança.

A Secretaria do Turismo da Bahia estima que as festas movimentem mais de R$ 120 milhões no Estado. As mais populares estão no Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Amargosa, Ibicuí, Jequié, São Francisco do Conde, Santo Antonio de Jesus e Porto Seguro. Em Salvador, um arraial foi montado no centro histórico da cidade, para aproveitar a presença dos turistas por conta da Copa do Mundo. A cantora Elba Ramalho participou da primeira noite da festa, nesta quarta-feira. O São João da Bahia é considerado a maior festa regional do Brasil.
 
 
Somente pela rodoviária da cidade, são esperados 240 mil embarques até a segunda-feira, dia 23, véspera da data. Serão disponibilizados 1,8 mil horários extras, além do 540 regulares que já existem. Muitos baianos que vivem em outras cidades do país costumam negociar férias nesta época do ano justamente para voltarem às suas cidades e curtirem o evento. Estima-se que no total, 500 mil moradores de Salvador deixem a cidade. A capital baiana tem cerca de 2,6 milhões de habitantes.
 
No Pelourinho, a expectativa é que o São João agrade os turistas que permanecem na cidade por conta da Copa do Mundo. Nesta quinta-feira, franceses e suíços devem chegar em maior número, já que as duas seleções se enfrentam na sexta-feira, na Arena Fonte Nova.
 
O sorveteiro Luiz de Jesus, 49 anos, diz que neste ano não vai deixar a cidade, mas conta que São João não se perde por nada. "Acho que nesse primeiro momento, o melhor da Copa já passou aqui em Salvador, pelo menos na primeira fase. O pessoal agora desvia um pouco para o São João", disse ele.
 
Depois dos quatro jogos da primeira fase, Salvador terá ainda uma das partidas das oitavas de final e outra das quartas, ambas no início de julho. O taxista Sérgio Silva é um dos que pretendem deixar a cidade para o São João.
 
"É uma tradição muito forte no nosso Estado. Apesar de termos aqui uma Copa do Mundo, é um bom momento para ir ver a família. Vou trabalhar no jogo da França e vou depois. O último jogo, entre Irã e Bósnia não deve trazer um movimento tão grande para cá", disse ele. A partida está marcada para quarta-feira da semana que vem, um dia depois da festa.. Apesar de o São João ocorrer da noite do dia 23 para o dia 24, a maioria das cidades já tem programação a partir desta quinta-feira.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos