Técnico destaca trabalho mental de holandeses para garantir a virada

Do UOL, em São Paulo

O técnico Louis Van Gaal destacou as mudanças que fez no decorrer da partida como importante para mudar o ânimo de seus jogadores. A difícil vitória sobre a Austrália (3 a 2) em Porto Alegre foi creditada a um trabalho mental sobre os atletas.

"Eu mudei [o esquema de jogo] para o 4-3-3 porque em um minuto não consigo restaurar a confiança dos atletas, precisava criar um novo fato, mudar o foco deles. Jogamos um jogo mentalmente exigente", afirmou o treinador.

"Como técnico tive que mudar no intervalo para aumentar a confiança dos jogadores. Eles precisavam jogar melhor", continuou. "Tinham algo a segurar e ter mais confiança. Felizmente deu certo. Poderia não ter dado. No segundo tempo criamos mais chances e tenho que parabenizar a equipe. A maneira que estávamos caindo, a virada foi realmente excelente."

No Beira-Rio, a Holanda saiu na frente mas tomou a virada dos australianos. Mas os europeus tiveram força de vontade para buscar a reviravolta a poucos minutos do fim da partida.

Van Gaal também destacou a qualidade da equipe australiana e lamentou que a Holanda não tenha conseguido manter a posse de bola na maior parte do tempo.

"A Austrália não me surpreendeu. É um time difícil, bem organizado, o técnico é muito bom eu já havia dito isso. Sua equipe joga, ataca, ele exerce grande pressão e é difícil pra qualquer um. O que me surpreendeu foi a perda de posse de bola do nosso time. Isso foi um descuido muito grande."

A Holanda, que tem seis pontos no grupo B, encerra sua participação na primeira fase na próxima segunda-feira, contra o Chile, no Itaquerão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos