Pane em avião atrasa voo e torcedores espanhóis vivem drama para ir ao Rio

Fernando Duarte

Do UOL, em Fortaleza*

Uma pane eletrônica no voo 9773 da Tam, de Fortaleza para o Rio, aumentou a tensão de torcedores espanhóis já preocupados com a situação delicada de sua seleção na Copa do Mundo. O avião tinha partida prevista para 9h da manhã mas depois de quase uma hora parado na pista os passageiros foram desembarcados e informados que só partiriam às 11h30m.

Como um voo entre a capital cearense e carioca tem duração de três horas, isso significa que, na melhor das hipóteses, os passageiros desembarcarão no Aeroporto do Galeão às 14h30m, apenas 90 minutos antes do início do jogo entre Espanha e Chile,  no Maracanã. Embora não tenha havido discussões ásperas com o pessoal de bordo da companhia, os torcedores estavam ansiosos.

"Tenho um grupo de 15 pessoas aqui e pagamos caro para ver a seleção espanhola. Como é que uma companhia aérea brasileira em plena Copa do Mundo não tem um plano B decente", reclamou o espanhol Daniel Gonzalez, de 36 anos, preocupado não apenas com a chance de chegar atrasado para o jogo, mas também com três clientes de VIP de sua empresa de eventos que o esperavam no Rio.

O chileno Franco Brinardello também tinha gente à espera: um de seus amigos com quem viajou para a Copa do Mundo estava no Rio, mas seu ingresso seguia com Brinardello. "O problema agora não é apenas comigo, meu amigo também vai se dar mal".

Para acalmar os passageiros, a TAM informou ao UOL Esporte que montaria um esquema de emergência para transportar torcedores para o Maracanã, incluindo um serviço de depósito de bagagens.

Posteriormente, a companhia aérea enviou um comunicado por e-mail.

A TAM Linhas Aéreas informa que o voo JJ9773 (Fortaleza – Rio de Janeiro/Galeão) decolou às 11h45 e tem previsão de chegada às 14h30. O avião que faria o voo originalmente, às 9h, precisou passar por uma manutenção corretiva e, para mitigar transtornos aos passageiros, a companhia acionou uma aeronave reserva. Além disso, no Rio, a empresa disponibilizou transporte terrestre direto do aeroporto até o estádio, além da possibilidade das bagagens dos torcedores serem mantidas seguras no aeroporto até o fim da partida.

A TAM lamenta os transtornos causados aos passageiros e ressalta que prestou toda a assistência necessária.


*Atualizada às 13h54
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos