Atentado na Nigéria mata crianças que assistiam ao jogo do Brasil

Das agências internacionais

Em Damaturu (Nigéria)

  • AP Photo/Adamu Adamu

    Crianças foram vítimas de atentado a bomba na Nigéria que atingiu torcedores durante jogo do Brasil

    Crianças foram vítimas de atentado a bomba na Nigéria que atingiu torcedores durante jogo do Brasil

Um atentado terrorista na cidade de Damaturu, na Nigéria, matou ao menos 14 pessoas, a maioria crianças, na noite da última terça-feira. Elas estavam reunidas para assistir ao jogo entre Brasil e México pela Copa do Mundo quando foram atingidas por uma explosão.

Algumas testemunhas disseram à agência Reuters que um terrorista deixou um dispositivo em frente ao local antes de fugir. Outros afirmaram que o ataque foi o trabalho de um homem-bomba. Cerca de 26 pessoas foram atingidas pela explosão.

Até o momento, nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo atentado. Atualmente a cidade e o estado de Yobe estão no coração de uma rebelião comandada pelo grupo extremista islâmico Boko Haram, que já dura cinco anos.

O grupo já havia sido responsabilizado por um ataque durante jogos de futebol, no nordeste do estado de Adamawa. Este atentado matou 14 pessoas e feriu outras 12.

Um repórter da agência Reuters em um hospital de Damaturu contabilizou 13 mortos, incluindo crianças, e pelo menos 20 feridos.

O governo nigeriano tem aconselhado as pessoas que evitem se encontrar em público para assistir aos jogos da Copa do Mundo, evitando potenciais ataques.

Muitos fãs de futebol na África têm se reunido em locais informais, muitas vezes estruturas montadas em lojas e ruas, para assistir ao vivo aos jogos da Copa.

Boko Haram, cujo nome pode ser traduzido como 'educação ocidental pecaminosa', declarou guerra a todas as coisas sob "influência ocidental corruptora". O grupo já matou milhares de pessoas em sua tentativa de impor um estado islâmico na Nigéria, país religiosamente misto.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos