"A intenção era entrar no estádio, não no campo", diz chileno após invasão

Do UOL, em São Paulo

Um caos. Foi assim que alguns torcedores chilenos definiram a invasão ao Maracanã poucos minutos antes da partida do time sul-americano contra a Espanha nesta terça-feira. Enquanto alguns dizem que a atitude era premeditada, outros dizem que foram pegos de surpresa e sofreram lesões por conta da confusão.

Em entrevista ao site SoyChile, um torcedor deu a entender que parte dos invasores planejaram a situação. No entanto, ele destaca que o intuito era apenas entrar no estádio e não no gramado.

"A intenção era entrar no estádio, não no campo", afirmou.

O chileno, que não se identificou, tentou culpar a falta de ingressos pelo ocorrido.

"Só havia revendas e o preço era caríssimo", disse.

Enquanto uns dizem que a intenção era apenas invadir as arquibancadas, outros não fazem a menor ideia do que aconteceu. Alguns torcedores foram pegos por uma grande confusão e relataram momentos de terror.

"Nós estávamos fazendo uma fila e de repente todos começaram a correr e a empurrar. Minha namorada caiu e passaram por cima. Está assustada e dolorida", disse um torcedor chileno ao La Nación. O rapaz conseguiu escapar da confusão sem maiores problemas, mas a namorada precisou ser levada até a enfermaria por conta de algumas lesões.

Outro torcedor confirmou a versão de que a confusão começou rapidamente, sem que ninguém notasse.

"Eu ainda não sei o que aconteceu. Eu estava sendo empurrado por todos e tentando não cair. Meus óculos quebraram e estou com dores no joelho, mas nada grave. Não sei o que vai acontecer", disse outro dos envolvidos que preferiu não se identificar. 

A confusão aconteceu cerca de uma hora antes do jogo. Um grupo de aproximadamente 100 torcedores sul-americanos entrou, na sala de imprensa do estádio. Sem ingressos, eles entraram correndo.

Os repórteres do UOL estavam nesta área, mas não tinham visão clara dos invasores na hora. Os seguranças particulares conseguiram controlar a situação trinta minutos após a confusão.

O grupo que invadiu se concentrou no lugar desde as 11h da manhã, esperando uma chance para entrar no estádio. Eles estavam bem perto do local da sala de imprensa. A informação do COL (Comitê Organizador Local) é que, próximo ao horário do jogo, os torcedores enganaram os seguranças dizendo que um deles passava mal. Eles pediam por uma ambulância. Neste momento, derrubaram uma grade que faz divisa ao setor de imprensa, invadiram, quebraram vidros e jogaram tudo pelo chão no local onde os jornalistas estavam concentrados.

A polícia militar e a segurança particular do Maracanã correram atrás dos torcedores. "Eles invadiram o portão e correram para dentro. Nós o detivemos", disse Diego Guilherme de Souza Gonçalves, um destes seguranças.

Após controlar a confusão, levaram os chilenos para um lugar entre a sala de imprensa e um muro próximo à entrada para o gramado. Cerca de 30 deste grupo ficou confinado nesse lugar.  Posteriormente, foram levados para 18ª delegacia.  

Essa é a segunda invasão de torcedores ao estádio. A primeira aconteceu na partida entre Argentina e Bósnia. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos