Manifestantes ficam de sutiã em protesto contra a Copa em BH

Isabela Noronha

Do UOL, em Belo Horizonte

Um grupo de mulheres que participou da manifestação na Savassi, em Belo Horizonte, tirou a blusa e ficou de sutiã em frente aos policiais militares, na tarde desta terça-feira (17).

"É um ato pela livre manifestação, depois do cerco que a PM fez na Praça Sete", disse a cientista social Nathalia Duarte, de 24 anos. O protesto contra a realização da Copa foi marcado para o dia em que o Mineirão recebeu a segunda partida do Mundial, o duelo entre Argélia e Bélgica.

No corpo das mulheres estavam escritas frases de protesto, como "FIFA paga a minha tarifa" e "Meu corpo se manifesta".

O ato começou pouco antes das 15h30, quando o grupo de cerca de 15 mulheres se colocou em frente aos policiais que cercavam a manifestação, na esquina das avenidas  Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo. Segundo elas, os policiais não reagiram ao protesto. "Não tiveram nenhuma reação, nada. Tento olhar nos olhos deles, mas eles os desviam", contou Nathalia.

A manifestação terminou por volta de 18h30. Por causa do protesto, o trânsito na Avenidas Getúlio Vargas ficou bloqueado nas duas direções durante a maior parte do dia.

Para encerrar o protesto, os manifestantes fizeram uma grande ciranda. O plano era caminhar pela região, que tem sido um dos principais pontos de reunião de turistas durante a Copa do Mundo, e então, ir embora. 

Porém, quando os manifestantes deixavam a Getúlio Vargas, foi jogado spray de pimenta - não se sabe ao certo por quem. De qualquer forma, isso acirrou os ânimos e o protesto recomeçou, desta vez na avenida Cristóvão Colombo. A Polícia Militar cercou os manifestantes novamente, em um dos momentos mais tensos desta terça-feira. 

Uma das manifestantes da Assembleia Popular Horizontal de Belo Horizonte, porém, conseguiu negociar com a PM e, depois que os policiais se afastaram, os manifestantes retornaram ao cruzamento de Getúlio Vargas com Cristóvão Colombo e, então, dispersaram-se.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos