Com frango incrível, Coreia do Sul e Rússia fazem jogo morno e só empatam

Do UOL, em São Paulo

Em um jogo que esquentou apenas nos minutos finais, Coreia do Sul e Rússia empataram em 1 a 1 em Cuiabá. O principal lance foi uma falha incrível do goleiro Igor Akinfeev, que tentou fazer uma defesa com mão mole e deixou entrar no gol um chute sem maiores pretensões da Coreia. Foi um grande frango, mas a Rússia conseguiu empatar logo depois.

A partida foi truncada e jogada principalmente no meio de campo. Os dois times criaram poucas chances e foram algumas vezes vaiados pela torcida que compareceu à Arena Pantanal, a maioria brasileiros. O empate mantém a Bélgica, que vencera a Argélia mais cedo, líder do grupo H.

Fases do jogo: A principal arma da Coreia era o entrosamento entre seus homens de frente, Park e Son. Os dois começaram o jogo tabelando na intermediária russa e, de seus pés, saíram os lances mais agudos no primeiro tempo. No lado europeu, a pouca capacidade ofensiva foi evidenciada pelas únicas alternativas de ataque que o time apresentou: lançamentos longos e cruzamentos na área.

Os asiáticos voltaram ao segundo tempo ensaiando uma pressão e passaram a arriscar mais de fora da área. Um desse chutes resultou no primeiro gol, após o frango do goleiro. A Rússia conseguiu o empate logo depois, e os 15 minutos finais tiveram ares de drama, com as duas equipes buscando a vitória até o fim.

O melhor: Son. O atacante de 21 anos já foi apelidado de "Neymar coreano" por causa de sua habilidade com a bola nos pés. Peça central do Bayer Leverkusen, o atacante teve boa atuação contra a Rússia, mas pecou nas finalizações.

O pior: Akinfeev. Antes do frango, o goleiro russo já vinha se mostrando bastante inseguro e chegou a bater roupa três vezes em bolas relativamente fáceis. Na quarta, a bola puniu.

Chave do jogo: o banco. Depois de um primeiro tempo morno, os dois times fizeram várias alterações, e dois homens que vieram do banco fizeram os gols: Lee Ho e Kerzhakov.

Toque dos técnicos: O italiano Fabio Capello, um especialista em montar retrancas, parece que continua o mesmo: sua principal preocupação era deter as investidas rivais. Depois que a Coreia fez o primeiro, ele precisou mudar de estratégia e fazer seu time ir ao ataque.

Para lembrar:

O choro do goleiro.  Depois do frango, Akinfeev começou a chorar em campo e foi consolado pelos companheiros. Mas o maior consolo foi o gol de empate russo, que não demorou muito.

Apito final! Não, pera... O jogo estava tão chato que ainda aos 44min, o narrador da TV Globo Luís Roberto anunciou o apito para o fim do primeiro tempo. Mas o juiz estava apenas autorizando uma cobrança de lateral. Constrangido, o narrador se corrigiu: "Opa, na verdade teremos mais um minuto de acréscimo."

Coreia "brucutu". A seleção coreana não cumpre o velho estereótipo de jogadores baixos, rápidos e inocentes. Com atletas de boa estatura, seu jogo também se vale da força física e da marcação. Algumas vezes, o time foi desleal, como em uma entrada dura de Ki, que lhe valeu um cartão amarelo no primeiro tempo.  

RÚSSIA 1 X 1 COREIA DO SUL

Rússia: Akinfeev; Berezutski, Eschenko, Ignashevich e Kombarov; Glushakov (Denisov), Fayzulin, Shatov (Dzagoev), Samedov e Zhirkov (Kerzhakov); Kokorin
Técnico: Fabio Capello

Coreia do Sul: Jung; Lee Yong, Kim, Hong (Hwang) e Yun; Han, Ki, Koo e Lee ChungYong; Son (Kim Bo) e Park (Lee Ho)
Técnico: Hong Myung Bo

Data: 17/06/2014 - 19h
Local: Arena Pantanal (Cuiabá)
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Auxiliares: Hernan Maidana (ARG) e Juan Pablo Belatti (ARG)
Cartões amarelos: Son, Ki (Coreia do Sul); Shatov (Rússia)
Gols: Lee Ho, aos 22min do 2º tempo (Coreia do Sul) e Kerzakov, aos 28min do 2º tempo (Rússia)
Público: 37.603 pessoas

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos