Da euforia por Cristiano Ronaldo à desilusão: os portugueses em Salvador

Vagner Magalhães

Do UOL, em Salvador

A presença de Portugal na Copa do Mundo no Brasil não poderia ter começado com um roteiro melhor: Salvador, na Bahia. O Estado tem ligações históricas com a antiga Metrópole - foi palco do descobrimento - e Salvador a primeira capital do Brasil, é um dos destinos turísticos mais procurados pelos turistas e empresários portugueses do setor, e a cidade aguardava com ansiedade a presença do último eleito como melhor jogador de futebol do mundo: Cristiano Ronaldo.

E a presença dele na cidade foi determinante para que muitos turistas, inclusive de outros países, comprassem ingressos para o jogo desta segunda-feira. No estádio, o número de portugueses era menor do que o de alemães. Menos pela paixão e mais pelas condições financeiras, já que Portugal atravessa um período de longa recessão econômica.

Os portugueses que estavam no estádio vieram de várias partes do País e do exterior. Muita gente da própria Bahia, de São Paulo, do Rio de Janeiro e até da vizinha Venezuela, que  que tem uma comunidade de mais de 400 mil portugueses.

O empresário Manuel Faria, 50, é um deles. Veio da Venezuela para o Brasil para ver o melhor do mundo. Deixou o estádio um tanto quanto decepcionado. "Hoje foi um jogo em que deu tudo errado", disse ele.

Henrique Cabeças é comerciante em São Paulo. Torce pela Portuguesa. Tem ingressos para todos os jogos de Portugal, até uma eventual semifinal. Deixou o estádio também decepcionado.

"Primeiro o juiz deu aquele pênalti. Depois tomou o gol de cabeça e o Pepe foi expulso. Aí acabou o time", disse ele. Sobre a atuação de Cristiano Ronaldo, ele foi bastante crítico. "Não pegou na bola. Não sei se estava machucado, mas é verdade que a bola também não chegou nele", afirmou.

O engenheiro florestal José Carlos Marques, 39, acompanhou a partida com um cachecol com Cristiano Ronaldo estampado. Foi outro que deixou o campo sem entender direito o que aconteceu. "Agora, tem de ganhar dos EUA e de Gana", disse.

Entre os brasileiros que estiveram no estádio, a torcida foi majoritariamente por Portugal. Mas à medida que o jogo foi passando, sobraram até algumas vaias para Cristiano Ronaldo. Feliz, apenas a mexicana que pegou a camisa de Cristiano Ronaldo logo depois do aquecimento, quando a esperança por uma boa atuação ainda era grande. 

"Já valeu ter vindo ao Brasil. Sou muito fã dele. É o melhor jogador do mundo", disse, já vestindo o seu novo presente. De Salvador ela segue para Fortaleza, onde acompanhará a partida entre México e Brasil nesta terça-feira. Nesse caso, a torcida para Neymar ficará em segundo plano.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos