Goleiro alemão esbanja confiança: "seremos um time perigoso e bem sucedido"
Vagner Magalhães
Do UOL, em Salvador
O goleiro alemão Manuel Neuer afirmou neste domingo, em Salvador, que está recuperado de uma contusão no ombro e se diz pronto para enfrentar Portugal, nesta segunda-feira, na arena Fonte Nova. "Estou bem, preparado, sem nenhuma limitação. Treinei com todos os jogadores e sabemos que temos um adversário forte e bem sucedido nos últimos anos. Mas estamos preparados. Seremos uma equipe perigosa e bem sucedida", disse o jogador.
Ele afirmou que na véspera do jogo, a ansiedade começa a dar lugar à concentração. "Estamos muito bem preparados. Fizemos o máximo e chegamos à partida em excelentes condições. A primeira partida sempre é complicada. Talvez, depois desse jogo, saberemos exatamente em que patamar estamos em relação às outras equipes".
O goleiro disse que a situação do meio-campista Schweinsteiger, que passou por exames após uma pancada no pé esquerdo, durante o treino de sexta-feira, não é preocupante. "Ele passou por exames e foi um procedimento normal. Ele está bem".
O jogador afirma que a Alemanha precisa se concentrar no jogo contra Portugal e especialmente nos aspectos mais fortes da sua equipe. Ele prevê que o estádio, em sua maioria, dará apoio aos portugueses.
"Historicamente Portugal e Brasil tem relações muito fortes, pelo menos no passado". Ele disse que o vídeo feito na semana passada, em que ele e Schweinsteiger aparecem cantando o hino do Bahia, foi feito justamente para ganhar simpatia do público local. "Tentamos ganhar o apoio, por isso fizemos o vídeo para o (brasileiro) Dante", disse ele. Dante joga com eles no Bayern de Munique.
Sobre os 24 anos que a Alemanha não ganha uma Copa do Mundo, ele diz que esse não é um fator de pressão extra para o grupo. "Não somos a única seleção que quer ganhar. Outros países também estão esperando há algum tempo. Eu gosto de grandes campeonatos. É um momento histórico para o futebol", disse.
Sobre o atacante português Cristiano Ronaldo, Neuer afirmou não saber se o adversário estará no auge da sua forma física. Mas garante que terá pela frente um dos jogadores mais perigosos do mundo. "Portugal, muitas vezes, teve grandes vitórias. Foi quarto lugar em 2006 e eliminado pela Espanha em 2010. Eles têm uma grande equipe e os alemães sabem que não será um jogo fácil".
Para o técnico Joachim Löw, a Alemanha tem um grupo com muitas opções e que seu time será difícil de ser batido. "Se trabalharmos bem como equipe, se defendermos bem, teremos grandes chances de ir longe nesta Copa".
O técnico diz esperar pessoalmente que o atacante Klose consiga marcar pelo menos dois gols nesta Copa do Mundo, o que fará com que ele ultrapasse o recorde de 15 gols do brasileiro Ronaldo em mundiais. Porém, como treinador, essa é uma preocupação secundária.
"Sem dúvidas, é algo muito importante para ele. Como técnico, não posso me preocupar com isso. Klose é um jogador muito importante para a equipe, dentro de fora do campo. É um atleta destemido".