PM prende 10 em protesto contra Copa em Belo Horizonte; ato é encerrado

Isabela Noronha

Do UOL, em Belo Horizonte

A Polícia Militar de Minas Gerais prendeu dez pessoas mascaradas e portando punhal, coquetéis molotov e soco inglês no centro de Belo Horizonte, neste sábado (14). Os manifestantes ocuparam a Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, e depois foram à Praça da Estação, também na região central. Por volta das 17h, eles se dispersaram e o ato foi encerrado.

Os manifestantes chegaram à Praça da Estação por volta das 16h30, sempre acompanhados de perto pela Polícia Militar. Eles colocaram uma bandeira no asfalto e bloquearam a avenida dos Andradas sentido Pampulha.

Foram cerca de 200 manifestantes e pelo menos 1.200 policiais militares. Quando o protesto ocorria na Praça Sete, o trânsito nos arredores foi totalmente fechado. Mesmo quem não planejava participar do protesto era orientado a dar a volta para alcançar o lado oposto da praça.

Durante a revista, a Polícia Militar perguntava aos manifestantes a qual movimento eles pertenciam e o que estavam fazendo lá, o que revoltou os movimentos que estavam presentes no local. Não houve registro de confronto entre policiais e manifestantes.

Pouco antes das 14h, houve um princípio de tumulto entre os próprios manifestantes após Gabriel da Fonseca ter sido detido. A polícia disse que encontrou uma luva pra manuseio de granada, canivete, garrafa de álcool e isqueiros em sua mochila. Ele admitiu não ser fumante e foi encaminhado à Delegacia Seccional Noroeste, onde são registradas as infrações ligadas à manifestações, com os outros detidos.

A estudante de direito, Bárbara César, de 22 anos, estava na Praça Sete participando da manifestação com dois amigos. O grupo saiu por volta das 14h30 para comer e, depois, não conseguiu voltar. "A praça está cercada. Dez minutos tentando e não consigo voltar. Falei com um sargento, que nos mandou descer. Quando desci, me disseram que se eu saísse não entrava mais", falou ao UOL Esporte.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos