Com direito a papa, argentinos ignoram PM e lotam avenida no Rio

Maurício Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro*

Cerca de mil argentinos não cansam de fazer a festa na avenida Atlântica, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Com um bandeiraço iniciado às 15h deste sábado, os hermanos dominaram o local e não pararam de cantar na véspera da estreia de sua seleção na Copa do Mundo. 

Por várias vezes, eles chegaram a fechar faixas e até mesmo toda a avenida, que é uma das principais da cidade. A Polícia Militar agiu para tentar evitar que o fluxo de veículos fosse interrompido. Inicialmente, eles trabalharam apenas organizando a multidão e, posteriormente, usando até o spray de pimenta em um pequeno grupo.

O episódio isolado, no entanto, não atrapalhou a festa. Os argentinos cantavam sem parar, ser dar sinais de cansaço. 

Até um sósia do Papa Francisco, que é argentino, apareceu na celebração. O grito mais entoado na manifestação é o tradicional "Sou argentino e esse sentimento não pode parar! Olê, olê, olá, vamos Argentina, vamos ganhar". Outra canção lembra o título de 1986. Também não faltaram provocações a Pelé.  "Brasileiro, brasileiro, que amargo que você é. Maradona é maior, é maior do que o Pelé!". Uma faixa dizia: "Argentina, se jogasse no céu, eu morreria para ter ver".

Diferentes estimativas apontam para um número de argentinos no Rio de Janeiro entre 15 e 35 mil. Autoridades brasileiras inclusive fizeram operações para não permitir a entrada dos chamados barra-bravas, nome dado a membros de torcidas organizadas.

A Argentina está no grupo F da Copa do Mundo, ao lado da Bósnia, Irã e Nigéria. A estreia está marcada para este domingo, às 19h, no Maracanã, contra os adversários europeus.

COPIANDO O PASSADO

Neste sábado, o Mineirão também viu uma verdadeira invasão de colombianos. O estádio foi dominado pelos sul-americanos na vitória por 3 a 0 diante da Grécia, na partida que abriu o grupo C na Copa do Mundo.

O Rio de Janeiro já foi palco de uma outra famosa invasão de torcedores. No dia 5 de dezembro de 1976, cerca de 70 mil corintianos saíram de São Paulo e invadiram o Maracanã para ver o Corinthians vencer o favorito Fluminense nos pênaltis. O resultado deu vaga aos paulistas na final do Brasileirão.

*Atualizada às 16h57

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos