Van vira hotel ambulante de uruguaios na Copa. Veja se encararia essa

José Ricardo Leite

Do UOL, em Fortaleza (CE)

  • José Ricardo Leite/UOL

    Van personalizada de torcedores uruguaios chama atenção em Fortaleza

    Van personalizada de torcedores uruguaios chama atenção em Fortaleza

Está difícil achar hotel para curtir a Copa do Mundo? Todos muito caros? E a passagem área, também tem que desembolsar um bom valor? Se isso é problema pra você ir a outro país ver a a sua seleção no Mundial, para um grupo de uruguaios malucos não foi. Acrescente a isso uma boa dose de espírito aventureiro e coragem para encarar uma verdadeira cruzada de 5.500 km de Punta Del Este e Aiguá, interior do país, até Fortaleza. Como? De van.

Tudo bem, mas vão dormir onde? Acharam hotel? Claro que não. O pacote econômico dos malucos inclui estadia dentro da própria van. São sete os tripulantes do veículo. Saíram do país vizinho no dia 2 de junho e chegaram à capital cearense oito dias depois. É possível ver a van circulando por diversos pontos da cidade de Fortaleza enquanto espera a estreia da Celeste contra a Costa Rica, no sábado, no Castelão.

Viraram figura carimbada na cidade. Na quinta-feira, no Marina Park, enquanto dezenas de torcedores esperavam o time chegar, foram só os sete aparecerem com bumbos e gritos de "celeste" que uma grande exaltação começou. O resultado foi uma invasão ao hotel para tentar ver os ídolos.


Depois que chegaram até Fortaleza, alguns passaram a dormir em barracas em um camping, enquanto os outros permaneceram no carro. É o caso de Fernando Audiffred, 62 anos, o motorista e praticamente chefe do grupo. Ele é pai de Fernandito e tem ainda mais três genros junto. Por isso, eles garantem que a única farra que não fazem é com mulheres. "Mulheres não podem vir com a gente. E não entram aqui também, não", falou Fernando, mostrando as fotos da família.

"Não, não, nossa festa não tem mulheres. Coloca isso pra elas verem depois. Tenho uma filha pequena. Nosso negócio é só cerveja", endossou Fernandito. "Só cerveja mesmo, queremos é festa com os brasileiros", disse Hugo Bueno.

Dentro da van, muita bebida, lâmpadas, bandeiras, pipoca, arroz, toalha úmida e comida, entre outras coisas. O cheiro não é lá muito agradável, mas os uruguaios são simpáticos e oferecem tudo o que podem. Dizem que estão sendo muito bem recebidos.  "Estamos bem preparados, aqui tem tudo", falou Pablo Echevarren.

"Os brasileiros estão nos tratando muito bem. Só uma vez na viagem a polícia nos parou, em Porto Alegre, quando nos confundiram com argentinos", falou Richard Caravejo. "O único problema mesmo foi ser confundido com argentino, isso não gostamos", prosseguiu.

São festeiros, porém existe o lado prudente. Eles contam que paravam em postos de gasolina quando anoitecia para não dirigir no escuro. Todos dormiam dentro da van, sem medo de assalto. "Montevidéu é que está perigoso", falou Fernandito.

Os amigos contaram, orgulhosos, que venceram um grupo de brasileiros em uma pelada na praia. "Foi 4 a 2 para a gente, um novo Maracanazo", brincou Hugo.

A van tem até nome: "Los Fernandinos". Só não irá para o segundo jogo, em São Paulo, por ser muito longe. Mas, depois, irá conduzir os sete aventureiros até o jogo que fecha a primeira fase, contra a Itália, em Natal. E depois, volta para casa? "Claro que não, vamos com a Celeste em todos os jogos. Mesmo sem ingresso", falou Gustavo Teleyo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos