Legado da Copa em Curitiba está comprometido, aponta TCE-PR

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

Das 14 intervenções em infraestrutura urbana planejadas para a Copa do Mundo em Curitiba, seis não foram concluídas por desistência ou falta de tempo. De todas, nenhuma foi entregue completamente finalizada. Tais pontos fazem com que o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) afirme em seu último relatório que o legado da Copa em Curitiba já está comprometido em pelo menos 28% do investimento. São R$ 173 milhões que deixaram de ser aplicados no investimento.

Segundo a análise da diretoria de fiscalização de obras públicas do TCE-PR, houve falhas de planejamento financeiro e de engenharia nos cálculos de valor, prazo e método de execução para quase todas as obras de infraestrutura de Curitiba. Algo que resulta nos problemas encontrados agora, a três dias do início da Copa na capital – primeiro jogo acontecerá na segunda-feira, entre Irã e Nigéria, na Arena da Baixada.

"O grande problema das obras publicas é a falta de planejamento. De nada adianta um município se ele não tiver a previsao do orçamento. Não adianta fazer um hospital e não ter dinheiro para contratar pessoal e comprar equipamento, por exemplo. O Brasil sabia da copa desde 2007 e o planejamento foi se arrastando. Quando se vislumbrou o PAC, os municípios fizeram um projeto original com estimativa de custo. Mas depois, durante as obras, o valor precisa ser alterado. Por isso que se gera uma impressão de que toda obra publica é superfaturada. Não é. Claro que existe superfaturamento, mas os projetos iniciais não contemplam tudo", afirma Luiz Henrique de Barbosa, diretor de fiscalização de obras públicas do TCE-PR, ao UOL Esporte. "Essa falta de planejamento e de projeto elaborados acaba culminando nessa situação. A obra é excluída por falta de recursos", acrescenta.

A fiscalização do TCE-PR nas obras de infraestrutura urbana que gerou tal relatório foi feita no fim de maio. E foi o suficiente para afirmar que nem as intervenções estarão 100% concluídas até a próxima segunda-feira.

"Para a obra ser entregue, é preciso ter uma formalização feita pelo órgão fiscalizador da prefeitura ou do estado. E nenhuma obra tem isso. O que se vendia? Que as obras estariam prontas quando os turistas viessem à Copa e que isso ficaria para a cidade. Tem obra que teve prazo dilatado para agosto", afirma o diretor de fiscalização de obras públicas do TCE-PR.

As obras que poderão ficar prontas até a próxima segunda-feira são as requalificações do corredor Marechal Floriano e da Rodoviária, além do corredor Aeroporto-Rodoferroviário, de responsabilidade da prefeitura. As vias de integração da Rua da Pedreira, também.

Estão excluídas as obras do corredor da Avenida Cândido de Abreu e do corredor metropolitano, e não ficarão prontas para a Copa a extensão da Linha Verde-Sul, o trecho do viaduto da Avenida Dário Lopes dos Santos, trecho da Avenida Senador Salgado Filho e trecho da Rua Francisco Derosso.

extensão da Linha Verde Sul, lote 2 - obras de artes especiais (responsabilidade do município); corredor aeroporto-Rodoferroviário, trecho Viaduto da Av. Dário Lopes dos Santos (responsabilidade do município); e as vias de integração metropolitanas, trecho alça da Av. Senador Salgado Filho e trecho da Rua Francisco Derosso (responsabilidade do estado).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos