Estação Tatuapé do metrô vira palco de confronto em protesto e é fechada
Vanessa Ruiz
Do UOL, em São Paulo
A estação Tatuapé do metrô foi fechada na tarde desta quinta-feira, devido a confrontos entre policiais e manifestantes de ato contra a Copa do Mundo. Os enfrentamentos acontecem nas catracas da estação, já em seu interior - a polícia tenta reabrir o local, mas os manifestantes não permitem. Bombas de gás lacrimôgenio estão sendo atiradas dentro do metrô. A estação da CPTM no local está funcionando.
Transeuntes foram surpreendidos pelos atos de violência quando passavam pelo local, e ficaram bastante assustados com o clima tenso. Um manifestante já foi detido e retirado em uma viatura da PM.
A manifestação começou na manhã desta quinta, na rua Apucarana, na zona leste de São Paulo. A polícia utilizou bombas de fragmentação e gás lacrimogênio, e deteve um manifestante, dispersando o conflito.
Em seguida, o protesto seguiu para as ruas Serra de Japi, onde fica o Sindicato dos Metroviários, e Platina. Funcionários do Metrô se juntaram ao grupo. Black blocs incendiaram sacos de lixo e destruíram placas, provocando um novo confronto com a polícia.
A manifestação então se dividiu, com parte se dirigindo a Radial Leste, e outra à estação Tatuapé. Nos dois lugares, houve confrontos, causando o fechamento da estação.
No primeiro confronto, duas jornalistas da CNN ficaram feridas e foram retiradas para atendimento médico. Os manifestantes, inicialmente, pretendiam rumar em direção ao Itaquerão, mas a PM impediu.