Protesto começa em tom de Carnaval e termina em pancadaria no Rio

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

Cerca de mil manifestantes do movimento "Copa pra Quem" paralisaram o centro do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (12), que marca a abertura da Copa do Mundo de 2014. Este grupo se concentrou na avenida Rio Branco (uma das mais importantes da região central) e caminhou sentido Candelária. Mais tarde, por volta das 13h30, um grupo entrou em confronto com policiais, que usaram a força para deter alguns manifestantes. Bombas de gás, correria e spray de pimenta entraram em cena perto dos Arcos da Lapa. 

Segundo a rádio CBN, pelos menos 2 manifestantes foram presos e resistiram à movimentação da PM, gerando a confusão generalizada. Os policiais se concentraram embaixo dos Arcos e conseguiram dispersar os manifestantes violentos.

Entre os integrantes, no começo do evento, estavam trabalhadores em greve atualmente (como professores e aeroviários), membros de movimentos sociais contra a Copa e black blocs.

O protesto era pacífico e bem-humorado pela manhã. Era possível ver pessoas de patins, bambolês, homens vestidos de rosa, maquiados, sempre satirizando o evento da Fifa. Segundo a Globonews, a violência começou perto dos Arcos e um carro do canal foi cercado por 50 pessoas.   

A polícia acompanhava a movimentação do grupo de perto. A tropa de choque da PM (conhecida popularmente por 'robocop') estava a postos para conter qualquer movimentação mais agressiva. E, no fim, entrou em ação.  Os manifestantes começaram a se concentrar por volta de 11 horas de manhã.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos