Demorou, mas com invasão estrangeira, Salvador entra no clima da Copa

Vagner Magalhães

Do UOL, em Salvador

  • Vagner Magalhães/UOL

    Arena Fonte Nova está pronta para a partida entre Holanda e Espanha, na sexta-feira

    Arena Fonte Nova está pronta para a partida entre Holanda e Espanha, na sexta-feira

Há uma semana, em uma conversa rápida com os moradores de Salvador, a desconfiança com a Copa do Mundo era geral. Em um papo rápido, o "nem parece Copa" estava sempre presente, com algumas variações. Mas, aos poucos, os turistas estrangeiros estão chegando. E com eles, o tal clima de Copa começa a se materializar. Para Salvador, não é novidade. A cidade, que tem calor o ano todo, e o Carnaval como seu principal cartão de visitas, já começa a ver uma mudança na paisagem.

Nesta quinta-feira, o aeroporto da cidade esteve lotado o dia todo. Chegaram as delegações de Holanda e Espanha, que se enfrentam na sexta-feira, na Arena Salvador. E com eles, os barulhentos torcedores dos dois países.
 
A torcida da Holanda não passa despercebida. Com suas camisas cor de laranja, os holandeses andam sempre em grandes grupos, formando blocos bastante divertidos. Entre as torcidas, é conhecida mundialmente pelo espírito de celebrar o futebol. O holandês M. Kerkhof desembarcou nesta noite. Encontrou, ainda no saguão, com um grupo de espanhóis. Sobre suas expectativas sobre a Copa, surpreendeu. Quem será o campeão? "A Espanha".
 
Ele conta ter vindo ao Brasil justamente para celebrar o futebol. As amizades que cativa há anos. Na Holanda é comum. Grandes grupos são formados e eles vão até onde for preciso para ver a equipe nacional jogar.
 
Os espanhóis andam mal acostumados. Com boas seleções, a Espanha sempre ficava pelo caminho. Mas a história mudou de 2008 para cá. A cada dois anos, um título: duas Eurocopas e uma Copa do Mundo. No mesmo saguão do aeroporto, a previsão era de uma final contra o Brasil. Um deles fez uma previsão que deixaria o Maracanazzo de 1950 na história. Vitória de 1 a 0 da Espanha, com um gol do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa aos 42 minutos do segundo tempo.
 
O centro histórico de Salvador também já começa a sentir a presença de seus visitantes. Os bares, que no início da semana permaneciam vazios, contam agora com grupos animados. E não só de estrangeiros. 
 
Nesta primeira fase, a capital baiana tem dois dos principais jogos desta Copa. Espanha x Holanda e Portugal x Alemanha. Ainda contará com a presença de franceses, suíços, bósnios e iranianos. Depois disso, um jogo das oitavas-de-final e outro das quartas.
 
AArena Fonte Nova também recebeu uma "romaria de torcedores" durante toda a tarde. Gente tirando fotos do estádio, jornalistas procurando suas credenciais e repórteres gravando com a Arena Salvador de fundo. O entorno do estádio está bem cuidado, a cidade limpa, organizada. Os próprios moradores de Salvador reconhecem. "Melhorou a iluminação, o asfalto. A cidade, sem dúvida está melhor", diz um taxista, que viu o movimento melhorar nesta semana. "Já tem muita gente na cidade". 
 
Internamente, os soteropolitanos também tiveram uma manhã feliz, com a inauguração, ainda em fase experimental, do seu metrô. A obra, que começou há 14 anos, era motivo da piada na cidade.
 
Carmem Costa, 72, ficou encantada com o que viu. No início, diz te ficado com medo de "andar lá em cima". O metrô da cidade é de superfície. "Estou muito feliz. É um sonho ver isso aqui funcionando".
 
O administrador Luciano Mota, 35, foi mais comedido. Ele morou dez anos no Capão Redondo, em São Paulo, e não guarda as melhores lembranças do Metrô paulistano. "Era muita gente e a viagem nem sempre muito agradável", disse. Em dias de jogos, o metrô será alternativa para os torcedores que vão à Fonte Nova. Somente quem tiver ingressos poderá utilizar o transporte nesses dias. O metrô abrirá três horas antes dos jogos e fechará três horas depois
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos