Copa do Mundo afeta vendas e ganha cartão amarelo no Dia dos Namorados

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

"A data do Dia dos Namorados é mais importante do que a Copa".

É essa a opinião de Eduardo Silvestre, gerente de comunicação e marketing do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas de São Paulo), sobre o conflito entre a abertura da Copa do Mundo e a comemoração do Dia dos Namorados.

Nem mesmo uma possível antecipação da data, como proposta pela nova campanha da Ambev, o "Movimento11", por meio da marca Brahma, um dos patrocinadores da Copa, atraiu atenções e bolsos dos consumidores. "A abertura da Copa é 12 de junho. O Dia dos Namorados também. Alguém aí vai ter que se mexer", alardeava a campanha promocional.

Mas, nas lojas, o movimento não acompanhou a jogada do marketing.

"Não temos grandes expectativas ou previsões positivas para essa data. Se empatar já vai ser lucro", diz Eduardo Silvestre. "O Dia dos Namorados é a quarta data promocional mais importante e só perde para o Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças", completa.

Mas ainda há quem aposte em adaptações. Para o diretor administrativo da Associação Brasileira de Motéis (Abmotéis), Antonio Carlos Morilha, estabelecimentos filiados em Natal (RN), uma das sedes da Copa, oferecem suítes temáticas com bandeiras de México e Camarões, seleções que irão jogar na cidade.

"A expectativa é que os casais possam comemorar nos dois dias", afirma Morilha. "Ir a um motel continua sendo um dos fetiches dos casais brasileiros", completa.

Para o dirigente, muitos turistas estrangeiros da Europa e da América do Sul fizeram reservas em quartos de motéis. "Quem não quer passar a noite com uma decoração chique, TV de 50 polegadas por um preço menor do que de um hotel?", questiona.
 
Casais divergem sobre importância da Copa

O UOL Esporte foi até a região central da capital paulista para conferir a movimentação das lojas pela Copa e pelo Dia dos Namorados.

Na loja Chocolates Brasil Cacau, a fila de interessados em comprar um chocolate de presente de última hora extrapolava os limites físicos da loja.

"As vendas para o Dia dos Namorados melhorou, mas não é devido a Copa", afirma a gerente Jaquelina Silva. "E os tais de turistas nem apareceram por aqui", disse a vendedora Ana Carolina Campos ao comentar que a caixa de Sabores do Brasil (R$ 41,50) feita para Copa, não vendeu tanto quanto se esperava. A lata de coração (R$ 37,20) deu de goleada.

"As vendas pioraram, e numa das datas que mais vendemos teremos de fechar as portas", reclama o supervisor das lojas Overboard, Manoel Alves de Oliveira.

Com 19 lojas espalhadas pelo país, uma em particular irá sofrer diretamente o problema no bolso, a do Shopping Itaquera, que será fechado justamente no Dia dos Namorados. "Vai ter Copa, mas vai ter prejuízo", lamenta Manoel.

Na Rua 25 de Março, tradicional ponto de comércio popular, o casal Camila e Greison Silva não se entendiam sobre a importância dos jogos.

"Vai ser legal, vamos assistir", disse o body piercer Greisson. "Para mim a Copa é totalmente desnecessária", afirmou sua namorada. "A gente fala sobre isso depois do jogo", retruca Greisson. Em tempo de Copa, sinal de cartão amarelo no ar.

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