Figurinhas da Copa

Conheça a mulher que arrecadou 12 mil figurinhas para crianças carentes

Verônica Mambrini

DO UOL, em São Paulo

A essa altura, muita gente já completou o álbum da Copa, ou precisa de poucas figurinhas para isso. Acumulam-se bolos de repetidas, e fica a dúvida: o que fazer com elas? Andreia Freitas, 39 anos, resolveu fazer a alegria das crianças da Casa Abrigo Girassol. 

"Eu vi vários amigos postando no Instagram fotos de bolinhos de figurinhas repetida. E criança de orfanato não tem condição de comprar figurinha, né?", diz Andreia. Ela usou páginas no Facebook e no Instagram dedicadas à adoção de animais para espalhar o apelo entre seus seguidores. No Facebook, são mais de 1.600 e no Instagram, cerca de 1.500. Ela também espalhou a convocação para que as pessoas colaborassem em vários grupos de troca de figurinhas, no Facebook. 
 
O resultado foi bem acima do esperado: "Já arrecadei umas 12 mil figurinhas. Fiz duas doações. Na próxima, vamos pegar as repetidas desse abrigo e vamos buscar outra entidade para recomeçar tudo", conta. "A coisa foi crescendo, e sugeri às pessoas a visitarem as crianças e fazerem pessoalmente as trocas", conta. 
 
Andreia pensou em tudo. "Eu aluguei uma caixa postal nos Correios, e as pessoas começaram a mandar figurinha, doces, bolachas, muitas doações. A cada duas semanas a gente vai lá, leva as figurinhas, ajuda a colar. São 17 crianças e elas estão empolgadas. Estamos montando os álbuns até para os bebês. Criança de orfanato geralmente tem que compartilhar tudo, mas a gente quis que cada um pudesse ter o seu, cuidar do seu. Os bebês também vão ter essa recordação dessa Copa."
 
Metódica, ela imaginou que talvez as crianças não tivessem um cantinho individual para guardar os álbuns – que também foram doação - e as figurinhas. "Comprei pastas e fiz etiquetas com o nome de cada um deles no álbum. Estamos pensando em levar as figurinhas repetidas para a escola que a maioria frequenta." No momento, o abrigo tem 19 crianças, mas durante o inverno pode receber até 22 delas. "Montamos 22 álbuns, para o caso de chegar alguma criança durante a Copa. Não pode deixar sem!"
 
A próxima entrega vai ser depois do segundo jogo do Brasil, dia 17 de junho, contra o México. "Acho que tem quase mil figurinhas esperando nos Correios, vamos ver quantas juntamos para as crianças até lá", diz Andreia. "Se a gente, mesmo assim, não conseguir completar, vamos arrecadar dinheiro e comprar as que faltarem da Panini, nenhuma das crianças vai ficar sem álbum completo". 
 
"A gente senta com as crianças, e ajudamos a colar no lugar certo. Aí, por causa das seleções dos 32 países, rolam 'aulas' de história, geografia, no papo bacana com elas", diverte-se. 
 
Ela recebe tanto pacotinhos fechados quanto figurinhas repetidas. No caso das repetidas, ela monta bolinhos com a mesma quantidade para todas as crianças. "Misturo e deixo com repetida e tudo, para a brincadeira ser igual a de outras crianças", diz. Quem quiser participar das doações pode mandar suas repetidas para a Caixa Postal 82, CEP 09015-970, Centro, Santo André. 
 
E o menininho da figurinha patrocinada?
 
A vontade de ajudar tocou em especial Joana Marinho, de 12 anos. Ao ver na reportagem do UOL que Gabriel Sampaio ainda não tinha a figurinha com a própria estampa, ela organizou na escola uma campanha e coletou mais de 200 figurinhas. Ela mesma não está colecionando, mas as figurinhas são onipresentes na escola em que estuda. "A maioria da minha turma está fazendo o álbum, e me deram as repetidas", conta Joana. 
 
"Como ele não tem dinheiro para comprar as figurinhas, quero ajudá-lo a ter essa recordação. Postei no meu Facebook um pedido para que quem tiver figurinhas doar. É mais ou menos uma corrente bem", compara Joana. Nas redes sociais, outras pessoas também questionaram a Panini sobre uma eventual doação para Gabriel ter a própria figurinha, e a resposta foi que o caso está em análise. A assessoria de imprensa da Panini não se manifestou sobre o assunto. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos