Prefeitura restaura 'Praça da Espanha' para reunir espanhóis em Curitiba

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

Foi uma coincidência, mas se transformou na oportunidade de criar um ponto de reunião de torcedores e profissionais de imprensa espanhóis que passarão a Copa do Mundo em Curitiba, onde a seleção campeã em 2010 ficará alojada e realizará um de seus jogos na fase de grupos. Uma reforma da Praça da Espanha, espaço cultural no bairro do Bigorrilho, zona leste da cidade, já era prevista antes da seleção espanhola escolher o CT do Caju, do Atlético-PR, como lar. Agora, a obra é intensificada para que o espaço se torne ponto de reunião dos espanhóis.

A Praça da Espanha leva tal nome porque homenageia o escritor espanhol Miguel de Cervantes. O autor dá o nome à Casa de Leitura presente na praça e ao Farol, em cima do espaço, que reúne uma vasta biblioteca. Tudo, no entanto, sofre com o tempo. Há enorme variedade de pichações e o próprio busto de Miguel de Cervantes, assim como a paisagem da praça, está depredado.

A reforma que acontece atualmente na praça é na paisagem e na fachada da Casa de Leitura e do Farol Miguel de Cervantes. Não serão feitas alterações estruturais nesse momento, para que tudo possa ser entregue antes do início da Copa do Mundo. A programação da prefeitura é concluir esta primeira fase até a próxima quarta-feira.

"A primeira etapa nós vamos fazer isso, reposicionamento de grama, limpeza, pequenas reformas, fachada, parte elétrica está sendo refeita também… isso a gente deve entregar até o dia 11", diz Paulo Colnaghi, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

A segunda e mais importante parte da reforma acontecerá depois da Copa do Mundo. A Praça da Espanha, que ocupa espaço semelhante ao de dois quarteirões, será fechada com tapumes para que as mudanças estruturais possam ser feitas. "E depois vamos finalizar, vai ser inteiramentente fechada pra que possamos fazer tudo. Toda uma reestruturação de árvores, lá aos sábados existe uma feira de antiguidades, vamos criar uma estrutura para isso, tem a parte elétrica. Isso deve ser concluído em 4 meses, no máximo 5 meses", complementa Colnaghi.

E além dos torcedores e profissionais de imprensa espanhóis, que deverão ganhar um local com clima acolhedor, a federação espanhola de futebol já aprovou a ideia. É o que conta Colnaghi, que confia que o local se tornará um ponto de encontro para aqueles que vierem da Espanha.

"Eu acredito que sim, até porque quando a gente recebeu a primeira delegação da Espanha, quando ainda estavam negociando para ficar no CT do Caju, eles e o pessoal da embaixada se surpreenderam. Tenho certeza que será um ponto de encontro para os espanhóis", afirma.

A Praça da Espanha reúne, além do espaço cultural, uma grande variedade gastronômica no entorno. O ponto é considerado um dos que reúne os bons restaurantes de Curitiba. Para o Instituto do Turismo, isso é essencial para que o ponto se torne local de referência.

A seleção espanhola chega a Curitiba na noite do próximo domingo. A preparação será feita no CT do Caju durante toda a Copa do Mundo. No dia 23 de junho os comandados do técnico Vicente Del Bosque enfrentam a Austrália na Arena da Baixada.  

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos