Japão adota concentração total e dribla festa de orientais no Brasil
Adriano Wilkson
Do UOL, em São Paulo
-
Adriano Wilkson / UOL
Lona em volta do hotel onde ficará a seleção russa em Itu; times adotam discrição na cidade
Quando a seleção japonesa escolheu Itu como sua base na Copa, a comunidade nipônica na cidade começou a programar festas, recepções e troca de presentes entre os descendentes e os jogadores. Mas a comissão técnica preferiu assumir uma postura mais comedida e deixou claro aos ituanos que não virá ao Brasil a passeio.
André Maeda, o presidente da Acendi (Associação Cultural Esportiva Nikkey de Itu) e um dos mais ricos e influentes empresários da região, se mostra decepcionado com os dribles que tem levado da seleção. Ele esperava ao menos poder levar seus japoneses ao aeroporto de Viracopos para recepcionar os jogadores, mas foi desaconselhado a fazê-lo a pedido da federação.
A programação é que os japoneses desembarquem em Campinas no começo da noite de sábado e, discretamente, vão direto para o hotel de luxo no qual ficarão hospedados nas redondezas de Itu. Não haverá contato com os torcedores. Estima-se que vivam cerca de 800 nipônicos ou descendentes na cidade.
No domingo, uma rápida cerimônia com membros do poder público e alguns notáveis marcará o primeiro diálogo entre os atletas e os locais. Maeda foi convidado.
"Nós vamos fazer uma grande noite do sushi aqui e queríamos que algum representante deles viesse né? Seria mais para o time saber que estamos aqui e vamos torcer até o fim. Mas o jeito vai ser dar um aperto de mão e entregar um buquê de flores", disse o empresário dando de ombros.
Os russos, cuja previsão de chegada a Itu é domingo de manhã, também terão uma passagem discreta pela cidade ao que tudo indica. As grades do hotel em que a seleção ficará hospedada receberam um revestimento opaco de maneira a impedir que quem passe na rodavia da frente possa saber o que acontece lá dentro.
Mas os moradores terão uma oprtunidade para ver de perto os jogadores antes do início da Copa. No domingo à tarde, o Japão fará um treino aberto ao público em Sorocaba, cidade vizinha a Itu. Já a Rússia se apresentará para a torcida em Itu na quarta, no estádio Novelli Júnior. Essa atividades são uma exigência da Fifa.