Bombeiros liberaram Itaquerão, mas exigem providências antes da Copa

Pedro Lopes *

Do UOL, em São Paulo

O Corpo de Bombeiros liberou nesta sexta-feira o setor norte das arquibancadas provisórias do Itaquerão, e considerou as obras concluídas. O órgão,  entretanto exige do Corinthians várias providências, muitas delas necessárias durante a realização do Mundial.

Relatório do Corpo de Bombeiros publicado nesta sexta-feira revela os termos que precisam ser cumpridos até a abertura da competição mais importante do futebol mundial. São exigências técnicas, que envolvem a instalação de portas, extintores e presença de brigadistas anti incêndio nos eventos.

Uma das condições é a instalação de saídas diretas para o gramado, com alrgura de 1,80m, próximas a todas as escadas das arquibancadas. Nas áreas dos restaurantes, como não há tempo hábil para a instalação de chuveiros anti-incêndio, extintores precisarão ser instalados, e bombeiros presentes durante as partidas.

O relatório ainda exige portas corta-fogo em todos os acessos ao subsolo da parte oeste do estádio, revestimento que resita ao fogo por duas horas nos recintos onde há instalações elétricas e catracas reversíveis (que giram nos dois sentidos) para que os torcedores deixem o local caso haja necessidade de evacuação.

Todas as portas de enrolar do Itaquerão terão que permanecer aberta durante os eventos, que precisarão, obrigatoriamente, contar com a presença de 30 bombeiros e 150 brigadistas. Iluminação de emergência e alarmes de incêndio também deverão ser instalados.

Para o Campeonato Brasileiro, a lista aumenta bastante: sistema de portas automatizadas, revestimentos em vários setores, sistema de controle de fumaça, chuveiros anti-incêndio e ventilação. Para essas exigências, porém, o prazo é de 245 dias.

Arquibancadas provisórias

Durante a Copa do Mundo, as arquibancadas provisórias dos setores norte e sul do Itaquerão não poderão ter carga de incêndio, uma medida do Corpo de Bombeiros para determinar a presença de componentes inflamáveis no local.

O relatório também esclarece que as estruturas temporárias serão utilizadas somente durante a Copa, e já estabelece a data na qual serão removidas: 29 de julho, cerca de duas semanas após a final da competição. Já há, inclusive, um termo assinado pela Fast Engenharia, responsável pelas arquibancadas, se comprometendo a atender o cronograma.

Segundo o Corpo de Bombeiros, caso haja o desejo de manter as arquibancas e utilizá-las após o Mundial, o Projeto Técnico do estádio precisará ser substituído, e novas precauções anti-incêndio adotadas para os setores.

Um alvará deve ser emitido pelo Corpo nos proximos dias, após uma vistoria geral do estádio..

Com entrega prevista inicialmente para dezembro do ano passado, o Itaquerão acabou se tornando um dos estádios mais atrasados da Copa do Mundo. Dois acidentes nas obras causaram a morte de três operários, resultaram em interdição das obras e acabaram adiando a entrega para 2014.

A liberação das arquibancadas provisórias do setor norte era o maior obstáculo para a realização da abertura do Mundial. No último dia 1, a Fifa pretendia testar o setor na partida entre Corinthians e Botafogo, mas autoridades paulistas vetaram a utilização.

Na abertura da Copa, entre Brasil e Croácia, o Itaquerão terá capacidade para 61,6 mil pessoas, número inferior aos 68 mil previstos inicialmente.

* Colaborou Vinicius Segalla

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos