Terra do exagero, Itu prepara até funerária para receber seleções na Copa

Adriano Wilkson

Do UOL, em Itu

  • Adriano Wilkson / UOL

    Funerária municipal de Itu, onde os funcionários ficarão de plantão para qualquer enventualidade na Copa

    Funerária municipal de Itu, onde os funcionários ficarão de plantão para qualquer enventualidade na Copa

Os 21 empregados do serviço funerário municipal de Itu, no interior de São Paulo, já foram avisados: nada de férias durante a Copa do Mundo. O órgão da prefeitura recebeu atenção especial e vai trabalhar em ritmo de plantão durante as próximas semanas para o caso de alguma fatalidade acometer as seleções do Japão ou da Rússia, que ficarão hospedadas na cidade.

Um vereador conhecido sugestivamente como Marquinhos da Funerária (PSD) teve uma conversa com os representantes consulares dos dois países e lhes assegurou que o munícipio já sabe o que fazer para trasladar o corpo de um estrangeiro que possa vir a morrrer durante a Copa.

"Nós não sabíamos como proceder, mas depois que as seleções confirmaram presença, pesquisamos e descobrimos quais são os procedimentos adequados no caso de uma fatalidade. Está tudo acertado agora", afirmou o vereador, líder do governo na Câmara.

"O cônsul japonês ficou bastante aliviado e surpreso quando anunciamos que tínhamos pensado até nisso, porque não é muito comum uma cidade se preparar tanto, né?", disse Marquinhos, cujo apelido lhe foi dado porque ele trabalha com funerárias há 10 anos.

De fato, na funerária pública, um prédio antigo no centro da cidade, os empregados já têm na ponta da língua o passo a passo a seguir no caso da morte inesperada de um gringo.

Nada muito diferente do que é feito habitualmente, porém. O segredo, nesse caso, é estar em constante comunicação com o consulado estrangeiro, que avisaria a família do falecido. "É sempre uma situação estressante, e nosso trabalho é vencer as dificuldades que podem aparecer", afirma Ubirajara Rocha, que trabalha há cinco anos na funerária.

Na cidade, o clima de Copa ainda não tomou conta dos habitantes, com exceção de alguns lojistas que enfeitaram seus estabelecimentos de verde e amarelo. Chamam atenção umas bolas gigantes que dois comerciantes resolveram pendurar na entrada das suas lojas. Itu é conhecida nacionalmente como a terra da grandeza e do exagero.

A chegada do Japão a Itu está programada para sábado. Já a Rússia chegará um dia depois. As duas seleções escolheram a cidade principalmente pela proximidade com o aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Os japoneses jogarão a primeira fase em Recife (contra Costa do Marfim), Natal (Grécia) e Cuiabá (Colômbia). Os russos também vão a Cuiabá (enfrentar a Coreia do Sul) e depois seguem ao Rio (Bélgica) e Curitiba (Argélia). 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos