Cuidado com as fotos de Neymar e Paulinho na internet: elas podem ter vírus

Do UOL, em São Paulo

Nomes mais badalados do futebol, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, não por acaso, são os alvos preferidos de hackers para proliferar vírus via internet. Os dois jogadores lideram ranking de jogadores com maior risco nas redes sociais. Os brasileiros Neymar e Paulinho também estão na lista de alvos de hackers.

Cristiano Ronaldo e Messi funcionam como "iscas" dos hackers. Dentro de materiais que teriam supostamente informações sobre os dois craques na internet são inseridos programas maliciosos, que podem danificar o computador. 

Ao procurar por Cristiano Ronaldo na web, por exemplo, o usuário tem 3,7% de risco de encontrar um material infectado, informou a McAfee, empresa de serviços de sistema.

Neymar aparece em 4º na lista dos futebolistas alvos de hackers, atrás do goleiro espanhol Iker Casillas. O volante Paulinho é o 7º mais visado pelos hackers.  

A pesquisa informa que as maneiras mais comuns de cair em ciladas cibernéticas com jogadores de futebol são em downloads de protetores de tela e vídeos variados.

Ao clicar em um link infectado, corre-se o risco de "contrair" o malware, código que se infiltra no sistema do computador, podendo extrair informações pessoais do usuários, como senhas de cartão. O spyware, adware, spam, e phishing são outras ameaças online.

Como evitar danos no computador

Alguns cuidados são importantes para que se evite a entrada de vírus no computador. Prefira fazer downloads diretamente de sites oficiais dos provedores de conteúdo. "Downloads gratuitos" são os termos de pesquisa mais propensos a conter vírus. Use proteção por senha, seja no celular ou outros dispositivos móveis. Procure entrar em sites confiáveis.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos