RS investe R$ 40 milhões em 'Big Brother' para Copa do Mundo
Do UOL, em Porto Alegre
-
Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Governador do RS,Tarso Genro, visita o Centro Integrado de Comando e Controle
Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Porto Alegre. Com mais de 2 mil câmeras espalhadas pela cidade, transmitindo 24h por dia, o local servirá para ações integradas de segurança e mobilidade durante a Copa do Mundo. O investimento, segundo o Governo do Estado, foi de R$ 40 milhões.
As ações foram debatidas durante meses. O CICC ficará localizado na sede da Secretaria de Segurança Pública, no centro da capital gaúcha. O início das operações ocorrerá na próxima segunda-feira, três dias antes da abertura do Mundial.
Serão 5.235 servidores trabalhando em Porto Alegre durante a Copa. Destes, 270 permanecerão na Central de Monitoramento. São representantes de vários órgãos de segurança e de mobilidade urbana. A ideia é agir rapidamente identificando pontos de problemas emergenciais através das imagens.
A distribuição das câmeras enfatiza os locais de maior movimentação na cidade. As cercanias do estádio Beira-Rio, onde ocorrerão as partidas, o Anfiteatro Pôr-do-Sol, que receberá as Fan Fests da Copa, e o Acampamento Farroupilha, que terá edição extraordinária, terão atenção especial.
A capacidade total da observação só será utilizada durante o período de jogos. No início das atividades, o número de imagens coletadas será reduzida.
As câmeras, também, serão usadas para identificação de infratores. Neste sentido, o governo gaúcho se mostra preocupado com a chegada de aficionados argentinos para o duelo com a Nigéria, no dia 25.
As autoridades brasileiras esperam cerca de 1.200 torcedores das chamadas barras [torcidas organizadas] argentinas. De acordo com o jornal Clarín, a Associação de Futebol Argentina garantiu 900 entradas para o grupo. Pela proximidade com o país, o principal foco deles será Porto Alegre.
O Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, comemorou o novo Centro Integrado e disse que o legado será importantíssimo para a cidade.