Medo de organizadas pesa para veto de arquibancada móvel do Itaquerão

Pedro Lopes *

Do UOL, em São Paulo

Com o veto de autoridades paulistas à utilização das arquibancadas provisórias do setor norte do Itaquerão, na partida entre Corinthians e Botafogo, no domingo, a Fifa não poderá ver o estádio em pleno funcionamento antes da Copa do Mundo. Pesaram na decisão, porém, fatores distantes da realidade do Mundial: as torcidas organizadas e o comportamento dos torcedores brasileiros.

"Na Copa do Mundo vamos ver ter 68 mil espectadores, mas é um tipo de perfil de público diferente mesmo. Não tem torcidas organizadas, o espiríto do torneio é mais fraterno. Esse um jogo do Corinthians, com grande torcida. Não dá para dizer que é um jogo de Copa. Isso tem que ser levado em consideração, não é um evento de Copa do Mundo", diz André Cintra, assessor de comunicação da SPCopa, orgão criado pela Prefeitura de São Paulo para tratar dos preparativos para o Mundial.

Na noite desta quinta-feira, um conjunto de autoridades que inclui Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Prefeitura de São Paulo optou pelo veto, que limitará a capacidade da partida a cerca de 40 mil espectadores – estarão liberados os espaços já utilizados na partida diante do Figueirense, no último dia 18, e as arquibancadas provisórias do setor sul.

"Há um conjunto de órgãos envolvidos. A Polícia dá opinião, o Corpo de Bombeiros dá opinião. Chegou a um impasse. Fomos equacionando, tinha que liberar alguma coisa. Pra nós, o ideal nesse evento não é ter 100% da capacidade da Copa" afirma Cintra, antes de explicar que as conversas e negociações já vem há algum tempo. "Essa discussão já vem há dez dias".

O receio das autoridades tem fundamento: a estreia com derrota para o Figueirense no estádio no último dia 18 não teve confronto entre torcedores – as organizadas dos dois clubes têm bom relacionamento, e inclusive se encontraram antes do jogo – mas houve vandalismo. Cerca de 74 assentos foram quebrados – 55 deles no setor destinado às organizadas.
O evento anterior – uma partida festiva com jogadores e ex-jogadores do Corinthians – já havia registrado danos em cadeiras.

Reprodução
Fotos mostram destruição em cadeiras do Itaquerão

Uma primeira experiência no Itaquerão com lotação máxima, em uma partida entre duas equipes tradicionais teria um potencial de estragos maior, algo que, a menos de duas semanas da abertura da Copa do Mundo, seria preocupante.

"Até daria para fazer um evento com 60 mil pessoas, na raça e no sufoco, mas temos que ver as condições do momento. Essa adequação é normal, estes testes precisam ser graduais. Não existe um salto gigantesco de um evento para outro. Na Copa vai ter reforços, vamos ter uma equipe de apoio maior trabalhando" explica Cintra.

A partida entre Corinthians e Botafogo,originalmente, aconteceria no Rio de Janeiro. O mando de campo foi invertido justamente porque a Fifa e o Comitê Organizador Local queriam testar o funcionamento das arquibancadas provisórias. Isso não será possível, mas, pelo menos, o jogo contará com a ocupação de cerca de 5 mil lugares nas provisórias do setor sul.
Consultado pelo UOL Esporte, o COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo de 2014 disse que ainda não foi informado sobre o caso.

"Não sei. Não estou sabendo de nada. Acabei de chegar de viagem e estou entrando em casa. Não tenho a mínima ideia do que você está falando. Se soubesse, diria", disse Ricardo Trade, CEO do COL. A Fifa não foi localizada para comentar a notícia.

* colaborou Guilherme Costa
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos