Com pênalti controverso, Espanha vence mesmo jogando mal: 2 a 0 na Bolívia

Do UOL, em São Paulo

A Espanha jogou mal, desinteressada, mas ganhou de 2 a 0 da Bolívia nesta sexta-feira, em seu primeiro amistoso antes da Copa do Mundo. Mas os campeões do mundo venceram de maneira controversa: o 1° gol saiu em pênalti bastante contestado.

Torres, que não jogava pela seleção espanhola desde a Copa das Confederações de 2013, marcou, de cavadinha, da marca de cal, aos 4 minutos da etapa final. Iniesta completou o placar aos 38 min., em gol "engraçado": ele arriscou chute colocado de fora da área, e o goleiro Quiñones preferiu virar de costas para a bola em vez de tentar defendê-la. A bola, então bateu na trave e  entrou.

O desinteresse do goleiro boliviano resume o que foi o jogo: a Espanha preferiu ficar em seu tradicional "tiki-taka", com poucos chutes, e a Bolívia não deu trabalho algum ao goleiro Reina - Casillas deve ser o titular na Copa, mas nenhum jogador do Real Madri atuou.

Marcelo Moreno, atacante do Cruzeiro, foi o único boliviano a chutar ao gol espanhol. Mas sua tentativa, de fora da área, passou longe da trave direita de Reina.

O jogo serviu para ao menos dois testes do técnico Vicente del Bosque, com jogadores que ainda brigam por vaga na lista final espanhola: Alberto Moreno e Iturraspe. Os jovens, porém, pouco puderam mostrar em jogo tão fraco tecnicamente.

Torres, autor do gol, também briga por vaga, já que o ataque espanhol na pré-lista apresenta diversos concorrentes, como Diego Costa. Apesar do gol de pênalti, porém, ele desperdiçou uma chance clara no segundo tempo, ao sair na cara do goleiro e isolar tentativa de encobri-lo. 

A Espanha só volta a campo no dia 7 de junho, contra El Salvador. No dia 13 de junho, a estreia na Copa: contra a Holanda, na primeira rodada do Grupo B, em repetição da final da última Copa.

50%

nos pênaltis

Dos últimos 20 pênaltis que a seleção espanhola teve a favor, 10 foram desperdiçados, 10 acertados. Marca baixa. Seria esse o ponto fraco dos atuais campeões do mundo?

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos