COL não vê prejuízo com teste sem capacidade total do Itaquerão

Gustavo Franceschini, Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis (Rio de Janeiro)

O COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo afirmou ao UOL Esporte, por meio de seu departamento de comunicação, que o último teste no Itaquerão não será afetado pelo fato de o estádio não poder ter 100% de seus assentos vendidos para os torcedores.

 O argumento é o de que as arquibancadas provisórias do setor norte, vetadas por questões de segurança, são idênticas às do setor sul. Assim, o teste operacional de uma área vale para a outra.

Com a decisão das autoridades paulistas de vetar o setor norte, a Seleção Brasileira abrirá a Copa do Mundo diante da Croácia sem que o palco do jogo tenha recebido uma partida com sua capacidade total. Dos 68 mil lugares disponíveis, 40 mil estão à disposição dos torcedores para o confronto entre Corinthians e Botafogo, no domingo.

Apesar de admitir que o cenário ideal era testar o estádio com sua capacidade plena, o COL argumenta que as estruturas das arquibancadas provisórias já passaram por testes e estão aprovadas. Assim, a redução do público não traz prejuízos para os organizadores do Mundial, segundo o comitê.

Veja a íntegra da nota oficial conjunta de Fifa e COL:

Após o primeiro evento-teste, no dia 18 de maio, ficou acordado que um segundo evento-teste na Arena de São Paulo seria essencial para garantir uma operação bem sucedida devido à escala e complexidade de um jogo de abertura da Copa do Mundo da FIFA. No cenário ideal, a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) teriam preferido operar este evento com capacidade de público total. No entanto, esta partida será de extrema importância para treinar e integrar as equipes locais, além de ampliar as áreas operacionais testadas no dia 18 de maio. Testes estruturais foram feitos pela empresa contratada tanto nas arquibancadas temporárias do setor Sul como nas do setor Norte, que são idênticas. Segundo o clube, as licenças necessárias dos órgãos públicos para o setor Sul foram emitidos no dia 29 de maio. O evento-teste deste domingo verificará o acesso de veículos, pedestres e por transporte público ao estádio, além dos fluxos internos nas áreas dos espectadores.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos