Jogadores terão consulta com psicólogas. Até Copa de 50 pode ser tema

Gustavo Franceschini, Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis (Rio de Janeiro)

  • Assessoria CBF

    Felipão posa para foto com as psicólogas que conversarão com os jogadores

    Felipão posa para foto com as psicólogas que conversarão com os jogadores

A psicóloga chamada por Luiz Felipe Scolari para trabalhar com os jogadores da seleção brasileira chegou à Granja Comary, nesta quarta-feira. Regina Brandão está acompanhada de duas outras profissionais que farão testes com os jogadores convocados. O treinador já afirmou que os exames são opcionais. Quem não quiser não precisa fazer.

Em trabalhos anteriores, Felipão já chamou a psicóloga para traçar perfis de seus atletas. Foi assim na Copa de 2002 com a seleção e durante a sua passagem por Portugal. A reação que os atletas irão sofrer pela pressão de joga um Mundial no Brasil será tema das consultas.

"É por isso que os caras estão tendo reunião do grupo da psicologia, que vai além de trabalhar aspecto emocional, mas também trabalhar aspecto emocional de atletas que estão na primeira copa e não fazer nenhum link com o que aconteceu em 1950", afirmou José Luis Runco.

A derrota há 64 anos tem sido temo frequente de perguntas dos jornalistas nas entrevistas coletivas na Granja Comary, em Teresópolis.

"Não se pode perder o foco como fizeram com os jogadores naquela vez. Temos de estar confiantes e alertas contra esse clima de oba-oba", afirmou Carlos Alberto Parreira, questionado sobre o que a experiência de 50 poderia ensinar ao time atual.

Um dado em especial preocupa Felipão. A grande maioria do seu time é inexperiente em Copas do Mundo. Na equipe titular que venceu a Copa das Confederações em 2013 e que deve começar o Mundial apenas três jogadores, Júlio César, Fred e Daniel Alves, já disputaram partidas no torneio. O capitão da equipe, Thiago Silva, esteve na África do Sul, mas não entrou em campo.

Ramires e Maicon são outros com experiência em Copa no time de Felipão. Os demais jogadores reservas nunca foram para um Mundial. Em conjunto com a psicóloga Regina Brandão, o técnico está trabalhando uma estratégia para preparar os jogadores para uma pressão inédita na carreira deles.

"A Regina estará com a sua equipe na Granja Comary. Vai trabalhar com eles psicologicamente. Quando o perfil é traçado, a Regina passa para mim e eu não passo para ninguém. Tenho guardado na minha casa o mesmo material de todos os clubes por onde passei", disse o técnico, durante palestra em abril sobre psicologia no futebol.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos